Desgrávida - Jenni Hendriks & Ted Caplan



Editora: Faro Editorial
2020 - 253 págs
Sinopse: Skoob
Adquira: Amazon

Essa história começa nos mostrando uma adolescente desesperada por ter que fazer um teste de gravidez, sem entender como isso aconteceu já que sempre usou camisinha. Confesso que no inicio não gostei das atitudes de Veronica Clarke, mas a medida que a história foi sendo desenvolvida passei a entender seus motivos e torcer para que ela conseguisse encontrar o melhor caminho para sua felicidade. Pensava que fosse qual fosse a decisão final dela, que ela tivesse força para andar de cabeça erguida e conviver com as consequências. 

Garanto que os autores conseguiram me manter conectada a história até a última página. Esse é daqueles enredos que acontecem de tudo para atrapalhar a protagonista chegar ao seu destino, mas ela persiste e apesar das desventuras consegue chegar onde queria e acaba se autodescobrindo e resgantando uma amizade que a tempos tinha sido esquecida e com ela Veronica percebe que sua vida tem mais cor e vida. Amei e não vejo a hora de ver o filme!!!   

Desgrávida é narrado em primeira pessoa pela Veronica e garanto que tudo que ela viverá na estrada ao lado de Beiley a transformará numa pessoa melhor e ajudará a amiga a ser alguém mais forte, superando algo do passado. 

Veronica se vê desesperada porque uma gravidez aos 17 anos não estava nos seus planos, planos esses que ele dedicou totalmente a uma vida acadêmica impecável e agora prestes a se formar com honras e já aceita com bolsa de estudo na universidade de Brown. Ela não consegue ver a mudança desses planos como uma possibilidade, nem quer desecepcionar os pais, já que ela é a primeira da família a ir a universidade e seus irmãos já são cheios de filhos e ela não quer isso pra sua vida. 

Ela decide sozinha fazer "um procedimento" só que para isso ela teria que ir a Albuquerque, Novo México. Após conversar com o namorado Kevin e ter a maior decepção da sua vida acaba tendo a ideia de pedir a ajudar de sua amiga de infância Beiley e ai começa a aventura dessas duas amigas. 

Vocês nem imaginam, mas garanto que essas duas meninas tem uma luz que as protegem por conseguirem escapar de todos os perigos que elas passam na estrada e sairem ilesas, só em livro e filme mesmo. 

Mas foi emocionante acompanhar as loucuras que testaram, reaproximaram e fortaleceram os laços dessas duas amigas. Para mim a maior mensagem desse livro!!! Leiam, garanto que vocês não irão se arrepender. Um livro que fala de um tema polêmico como o aborto de forma leve e divertida, porque o foco acaba sendo tudo que cerca essa ato e não só o poder e não poder ditos por religiões e leis sociais. 


"É muito clichê ser a rainha do baile de formatura e a oradora da turma 
e ainda ter uma gravidez cristã." pág.16

"Contive um gemido. Bailey sabia que Kevin era meu namorado. Toda a escola sabia. Ele era a estrela do time de futebol. Tocava na banda da igreja. Todos gostavam dele, até os meus pais. Com certeza, suas notas não eram excelentes, mas seu senso de humor idiota mais do que compensava aquilo. E, mais importante, ele era totalmente afeiçoado a mim. 
Apenas Beiley podia ter um problema com Kevin." pág.17

"Se ninguém soubesse, seria como se não tivesse acontecido. Eu ainda poderia continuar sendo eu: Veronica. O tipo de garota que tirava notas excelentes, ganhava bolsas de estudo e não engravidava sem querer." pág.31

"E se realmente foi um erro único? E se foi apenas um impulso estúpido? Talvez ela estivesse cansada de sempre ser tão perfeita. Ela erra uma vez e agora toda sua vida desmorona? Não parece justo." pág.33

"Elas eram as minhas melhores amigas, mas não para dizer algo assim. Nossa amizade se baseou em sucessos e não em fracassos." pág.39

"Bem acima de mim, com o vento desgrenhando seu cabelo, ela parecia pronta para uma aventura. Bailey parecia livre. Uma liberdade que eu nunca tinha sentido em toda a  minha vida. Sobre mim havia muitas expectativas, muitas obrigações para me reprimir." pág.67

"A questão não era que eu não sabia como me divertir. 
A questão era que Bailey era doida de pedra." pág.77

"Você é irresponsável, impulsiva e criminosa. Mas neste momento também é minha única opção. Então, sim. Estou voltando a usar o pronome "nós"." pág.80

"Você disse que era uma viagem de carro, e não uma maratona." pág.111

"Senti uma sensação de bem-estar. Ainda nos entendíamos sem nos falarmos. 
Talvez nossa amizade tivesse conserto." pág.131

"Estávamos ambas apavoradas, ofegantes e correndo em direção a uma mata que parecia ter saído de um filme de terror, mas o brilho nos olhos de Bailey me disse algo. (...) Aquilo era ridículo, mas não podia ignorar o fato de que minhas endorfinas estavam fluindo e eu me sentia totalmente viva." pág.142




10 comentários:

  1. Oii, pela sua resenha é uma história bem legal, mas não consegui gostar tanto dela, muito menos da capa. Mas amei seus comentários, acredito que a história terá muito sucesso pelo tema retratado de forma diferente.
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não daria nota dez pra arte da capa, mas fazer o quê né!? KKKK Acredito que se você lesse iria gostar, eu também começei a leitura achando que não gostaria e acabei bem envolvida, principalmente pelo empoderamento que a Veronica foi tomando ao longo do enredo. Vale a pena!!!!

      Excluir
  2. Achei o enredo interessante, a capa legal e consegui rir com alguns quotes. Aborto é um tema polemico, inclusive pra mim rs e acho que a história é um bom pedido para conversar com jovens sobre o assunto e a gente refletir mais.
    Bjos no coração

    ResponderExcluir
  3. Oii!

    Desde que vi sobre o lançamento estava esperando uma resenha da obra, ainda bem que você escreveu. Confesso que achei que o enredo ia ser diferente e levar outro rumo, mas não me desagradou não... Mas me irrita quando tudo começa a dar errado para a personagem e mesmo assim dá certo heheheh pq eu fico justamente com esse pensamento: não aconteceria na vida real... enfim, gostei da sua resenha!

    Beijinhos,
    Ani
    www.entrechocolatesmusicas.com.br

    ResponderExcluir
  4. Acredito ser uma leitura muito valida, gostei da abordagem da obra e do que ela conta!

    ResponderExcluir
  5. Oiii Aline

    O que acho lindo nesse livro é que ele não vem para causar doutrinação em ninguém, mas trazer uma reflexão de forma bem leve sobre o tema do aborto e tudo o que cerca. O foco na amizade entre as garotas também é um ponto que sempre curto. Adorei essa capa nacional, ficou lindissima.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline.

    A sia opinião é a primeira que leio sobre este livro e achei bem interessante. A personagem está numa situação complicada e fiquei com muita vontade de lê-lo para ter todas as informações. Parabéns pela resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Oi Aline!!

    Sem a menor duvida eu PRECISO ler esse livro! Eu adorei a premissa dele e a sua opinião me deixou ainda mais ansioso pela leitura, gostei que o enredo não gire apenas em torno do aborto, mas também da amizade. Espero ler e que o final não me decepcione!! E bom quero ver o filme também!!

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que o fato dele ter sido escrito em primeira pessoa nos deixa bem próximos das angustias da personagem, né? Em uma idade com tão pouca vivencia no mundo, esse tipo de coisa é realmente desesperador. Não conhecia a obra mas fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  9. Gostei das suas considerações! Eu ainda não tinha lido nenhuma resenha desse livro e por mais que eu tenha gostado da premissa, não me senti atraída pelo enredo. Pelo menos não agora rs, mas deu pra sentir que vc curtiu e que essa história tem várias mensagens importantes.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir