O Eterno Namorado - Nora Roberts


Autora: Nora Roberts  
Editora: Arqueiro  
(Cortesia - parceria)  
2016 -  303 págs

Para quem ainda não leu minha resenha do primeiro livro Um novo amanhã, indico que leiam porque nela consegui transmitir tudo que senti iniciando uma nova série da Nora Roberts, além de apresentar os personagens. Nesse segundo livro o enredo segue mostrando como estão a pousada, a fantasma e nossos personagens mais que queridos.
 
A leitura fluiu leve e tranquila, como se estivéssemos lendo sobre amigos íntimos. A autora tem o dom de acolher o leitor de tal forma que o faz sentir parte do enredo, além de despertar o desejo de conhecer o cenário da história, ou seja fiquei louca para me hospedar na Pousada BoonsBoro. A narrativa em terceira pessoa apresenta uma noção geral do que está acontecendo com todos os personagens, adoro.

"Por um instante, em meio àquele suave manto branco, teve a sensação de ter visto uma mulher na janela da pousada, contemplando a paisagem como ela." Pág.88

Para mim um dos pontos altos desse segundo livro foi que a história sobre o passado e os porquês da fantasma Lizzy está na pousada começa a ser procurado e pesquisado com mais atenção pelos personagens, eles encontram algumas peças desse quebra-cabeça, mas as informações definitivas ficam para o terceiro e último livro. 

Assim como no primeiro livro Lizzy acaba sendo a cupido do casal que graças ao um empurrão seu percebe que o sentimento do passado está mais que vivo.
A pousada já está praticamente pronta e sua inauguração mobiliza todos. O foco dessa vez fica nos amigos de infância Owen Montgomery e Avery MacTavish. Seus encontros e desencontros nos colocam para refletir sobre o medo que amigos tem de perder-se caso o relacionamento amoroso não dê certo. Acredito que todos nessa situação fazem esse questionamento. Fiquei torcendo para que eles superassem esse medo e ficassem juntos logo. Avery tem um argumento forte para ter esse medo, devido sua mãe ter abandonado ela pequena e seu pai, ela fica se questionando se esse tipo de comportamento poderia ser hereditário, mas todos os seus amigos tentam a convencer que ela nunca seria como a mãe, já que em suas atitudes ela sempre mostrou o contrário.  

"Não importa o tempo que vai levar - disse ela. Pensou nele, nos dois juntos, no tempo de vida que já tinham compartilhado. - O que importa é o tempo que vai durar." Pág.177

"Tinha esperança que o amor verdadeiro fosse o mais importante. A ponto de durar para sempre." Pág. 188

"Ele planejava, previa, calculava. Era o que fazia, tanto na vida pessoal como no trabalho. Mas não conseguia elaborar um planejamento com Avery, não via com clareza suficiente o caminho a ser trilhado para poder antecipar o próximo passo, calcular o movimento seguinte." Pág.201 

 Imaginei Avery MacTavish assim, mesmo que a do livro tenha 
cabelos mais curtos e olhos azuis(adoro ruivas):

"Ela havia começado a fazer aquelas mudanças alguns meses antes, usando todas as cores possíveis, exceto o seu ruivo natural de rainha guerreira da Escócia." Pág. 20

"O cabelo ruivo, a pele bem branca e a profusão de sardas podiam denunciar a origem escocesa de Avery ... " Pág.22

Assim como em todos os livros da Nora Roberts que li, todos os personagens tem seu destaque e adorei saber como está a vida de Clare, Beckett e as crianças após os ocorridos do primeiro livro.
Hope continua bela, organizada e eficiente como a gerente da pousada e como a melhor amiga de Clare e Avery. Ansiosa pelo último livro, onde ela será o foco. Imagino um relacionamento explosivo com o mal humorado Ryder.
 
Gostei demais da autora ter se preocupado em mostrar que a Justine, mãe dos irmãos Montgomery além de ser uma profissional ativa e cheia de ideias inovadoras para melhoria da cidade, apesar de viúva é jovem e disposta a amar e ser amada. Como os irmãos dizem e todos concordamos: É estranho imaginar nossa mãe namorando alguém, mas precisamos lembrar que ela é uma mulher com desejos como qualquer outra.

De uma forma geral posso dizer que foi uma leitura prazerosa e com personagens marcantes. Para quem é romântico e gosta de livros sobre o cotidiano das pessoas, essa com certeza será uma história que agradará.

Leia também a opinião das amigas:


Trilogia A Pousada:
Livro 1 - Um novo amanhã
Livro 2 - O eterno namorado
Livro 3 - O par perfeito

Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!! 
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!

8 comentários:

  1. Nunca li nada da Nora, apesar de ela ser bem famosa. Sei que ela escreve sobre romances, e não é meu gênero favorito. Você já leu outros dela? Me recomenda algum?

    Beijos
    Livro de Capa Dura

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li nada dessa autora, acredita? Estou bem tentada a vir e começar por esses, mas tenho tantas leituras "pendentes" que não sei se vale a pena investir por agora.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi, amiga!
    Eu gostei muito desse segundo livro, assim como o primeiro. Não resisto aos dramas e gostei da forma que a autora abordou os fantasmas de Avery e como Owen foi fundamental para que ela superasse seus medos. Achei fofo demais a história do noivado na infância, mas acho que isso se deve por eu estar uma manteiga derretida nessas últimas semanas, rs.
    Assim como você, também gostei de saber como estão Clare e Beckett e os acontecimentos que eles vivem em "O Eterno Namorado". :)
    Adorei sua resenha, amiga!
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Já vi ótimas críticas acerca do primeiro livro da série e fiquei bastante curiosa para saber como anda Owen e se ele continua tão meticuloso quanto no primeiro volume e o que anda acontecendo entre ele e Avery.
    Adorei a imagem que você tem de Avery, também adoro ruivas!
    Ainda não tive contato com a escrita da autora, mas estou ansiosa.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Aline
    Livros românticos é comigo mesmo. Queria muito começar a ler essa série, mas ainda não tive oportunidade. A Nora parece ter uma escrita maravilhosa mesmo e que encanta muitos leitores
    Bela resenha. Espero não demorar para ler.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Adoro a Nora Roberts e o que mais me chamou a atenção nessa série foi esse fantasma, fiquei muito curiosa como a autora resolveu trabalhar esse plot. Adorei a foto que você colocou de como imaginou a Avery, agora quando ler vou imaginar assim também hahaha
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá Aline, gosto da escrita da Nora, ela consegue escrever vários tipos de gêneros e explorar bem seus personagens. E claro ambientar e transportar o leitor para história. Muito bom. Bjkas

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li nenhum livro da Nora, mas essa série me pareceu bem interessante!
    O que me chamou particularmente a atenção foi a presença do fantasma na pousada - algo que eu realmente não esperaria ler em um romance - e também em como esse fantasma contribui para que o casal fique juntinho <3
    Também acho bem legal esse tipo de série que foca cada volume em um casal diferente. Assim, conseguimos matar as saudades dos antigos personagens (ainda que brevemente) e, os que não leram o primeiro volume não ficam perdidos!

    Beijos,
    Déia
    Own Mine

    ResponderExcluir