O Salto do Guepardo - Munique Duarte


Autora: Munique Duarte  
Editora: Selo Jovem  
(Cortesia - parceria)  

2015 - 98  Págs

Já conclui a leitura a algum tempo mas só agora consegui compartilhar minhas impressões com vocês, espero que gostem e fiquem curiosos para ler O salto do Guepardo. Confesso que quando o recebi e pude ver sua capa de perto acabei associando com uma Distopia, fiz algumas teorias sobre o enredo, já que tanto a sinopse quanto uma resenha que li sobre ele não entregaram nenhum detalhe que pudesse me prevenir sobre o que eu encontraria. Acredito que esse livro pode ser considerado um suspense psicológico (caso eu esteja equivocada me desculpem) falo isso porque senti um mistério no início, uma tensão e depois que tudo ficou mais claro pude refletir sobre a crueldade e maldade humana.

A narrativa é em terceira pessoa e a ausência de diálogos deixa o início da história um pouco confusa, já que ainda estamos sendo apresentados aos personagens e aos cenários. Confesso que se não fosse minha curiosidade em entender a mensagem que a autora queria transmitir com sua obra e as poucas páginas, 96 no total não sei se teria continuado a leitura, mas ainda bem que continuei porque do meio para o fim o enredo fica eletrizante e não consegui largar até finalizar.

Gosto quando o livro me conquista logo nas primeiras páginas, mas em O salto do guepardo essa conquista acabou acontecendo aos poucos a medida que eu ia entendendo o porquê do jeito de ser e agir dos personagens. Além disso achei muito válida a reflexão sobre a maldade humana e sobre a forma como cada pessoa reage a ela, alguns ficam acuados e sem reação e outros ficam mais agressivos e muitas vezes descontam suas frustrações em pessoas que não tem nada a ver.

O final para mim foi satisfatória e gratificante porque deixou a mensagem de que apesar de todo mal que existe no mundo não devemos mudar quem somos, nem suprimir a inocência e bondade para "vencer essa batalha", devemos sim ser bons porque colheremos bons frutos e se passarmos por momentos de dificuldades é porque precisamos nos fortalecer para no futuro valorizar as conquistas que estão por vir. Além de lembrar que o mundo é composto de pessoas boas e ruins, não podemos apenas viver com medo das ruins.

Enfim aconselho que todos que forem ler O Salto do Guepardo leiam com atenção e determinação para não perder os detalhes e mensagens que a autora transmite em sua história. Aconselho a não desistir por que vale a pena concluir a leitura. Essa é daquelas leitura que mesmo depois de tempos lida você ficará refletindo sobre o que foi abordado na história. Fica a dica de mais uma leitura nacional interessante.


(Fonte da Imagem: Google)

"Na metrópole ninguém percebe quando alguém está aflito ou perdido. 
Soraia era um ponto invisível na multidão." Pág. 7

"Achava-se miúda na multidão. Achava-se imensa na desgraça." Pág. 9

"Com culpa, as pessoas sempre ficam mais caladas. 
E com o silêncio no ar, ele poderia arquitetar seu futuro. 
Ele desejava um futuro de paz." Pág. 30

"O importante era afundar Pitinha na lama. 
Subtraí-lá de uma vez das considerações ternas daquela casa! 
Soterrá-la como um submarino no mar espesso. 
Sem volta ou salvação. Sem dó nem piedade." Pág. 32

"Na cidade grande, ele era um guepardo livre, de cabelos pretíssimos 
e vida quase desconhecida. Na cidade pequena, 
ele era um tatu pequeno e manjado." Pág. 47

Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!! 
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!

6 comentários:

  1. Oi, amiga!! Tudo bem?
    Estamos vivendo um período de muita correira, né? Estou um pouco ausente por aqui, mas falta pouco para minha rotina eletrizante desacelerar um pouco, rs.
    Sobre o livro, eu realmente fiquei curiosa. Também gosto quando sou fisgada desde o início da história, mas não me importo quando isso acontece só lá pelo meio.. Uma das melhores leituras que já fiz na vida foram exatamente assim, rs.
    Vou ficar de olho em mais resenha e anotar a dica!
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Acredito que não leria esse livro justamente por ser bem parado no começo, apesar que o número de páginas é um ponto a favor. Sinto muito a falta de diálogos e esse livro não conseguiu me chamar a atenção, então prefiro deixar a dica passar.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro, mas já quero. Eu tenho sérios problemas com livros sem diálogos, mas você me deixou desesperada para saber o que diabos acontece no final! Então eu vou aguentar o início para também descobrir. E o fato de ter somente 96 ajuda também.

    Bjs.

    www.ciadoleitor.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, não conhecia essa obra e achei bacana...sua resenha ficou ótima. Parabéns!

    Super beijo

    ResponderExcluir
  5. Amiga, não conhecia esse livro, mas achei interessante o tema. Gosto dessa tramas que exploram o lado psicológico sempre deixam a história mais profunda quando os autoras conseguem explorar bem o tema. Agora estou com a pilha imensa, mas quando der quero conhecer a história.

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline, o livro tem somente 96 páginas, quando li a resenha parece bem mais, e sobre o tema ser um suspense psicológico, eu creio que seja, pela sua descrição é um livro que mexe com o leitor. Uma coisa que me incomoda é ausência de diálogos, mas seu alerta ajuda a manter o leitor entretido com o livro.

    ResponderExcluir