O Homem de Lata - Sarah Winman


Autor: Sarah Winman
Editora: Faro editorial
(cedido em parceria)
2018 - 156 págs.
Sinopse: Skoob


Esse foi um dos livros que li em fevereiro e confesso que apesar de ter solicitado o mesmo em parceira com a Faro editorial não pesquisei nada sobre o enredo e comecei a leitura sem criar muitas expectativas. Mas confesso que logo de cara encontrei duas coisas que não gosto em livros, narrativa não cronológica e ausência de capítulos. Além disso nenhum dos personagens conseguiu me fisgar e deixar envolvida, então passei quase o mês inteiro para ler 156 páginas o que geralmente faço em menos de uma semana. Porém não posso deixar de destacar que a diagramação do livro está maravilhosa e a editora caprichou, além de enviar umas flores de mimo para os parceiros, tudo a ver com o enredo onde o girassol tem todo um significado para os personagens. Mas enfim vamos entender melhor do que se trata o livro 'O Homem de lata'.

Nessa história conhecemos os amigos Ellie e Michael e logo em seguida como a vida deles muda com a chegada de Anne. Além disso conferimos como cada um se relacionou com outras pessoas (amigos e familiares) e como encarou a vida e seus problemas (primeiro amor, perdas, descobertas sexuais, a epidemia de AIDS nos anos 80, esses são alguns dos temas abordados no enredo).

Senti que Ellie e Michael passaram a encarar a vida de forma muito negativa, devido a falta de coragem que eles tiveram de enfrentar tudo e todos para viverem o desejo de ficarem juntos (entendo que nos anos 70 tudo era mais difícil que na atualidade, mas mesmo assim não aceitei as razões deles para os desencontros) a história acabou ficando carregada de  sentimentos de depressão, solidão, saudosismo ... mostrando assim personagens que estão vivendo de forma sufocada pelos outros. 

Isso me incomodou demais, me fez pensar e repensar em qual mensagem a autora desejava passar e só cheguei a seguinte conclusão: Cada um precisa descobrir quem realmente é, o que o faz feliz e lutar par viver dessa forma, mesmo que para isso precise enfrentar os obstáculos e dificuldades que forem surgindo na vida ... dessa forma será mais forte, realizado e feliz. 

Penso que quem leu e gostou de 'As vantagens de ser invisível' poderá gostar de 'O Homem de lata'. Apesar da idade dos personagens serem diferentes, conseguimos acompanhar várias fases na vida desses três amigos e das pessoas importantes que passaram na vida deles.



                                                  Obrigada pela atenção!!!
Deixem suas impressões nos comentários ok!!??
Ótimo mês de março para todos nós!!!

2 comentários:

  1. Olá, Aline.
    Por isso que pesquiso muito antes de comprar algum livro. leio sinopse, resenhas heeh. Só compro sem saber nada se for de algum autor que amo e já quebrei a cara mesmo assim hehe. Eu acho que não leria porque não gosto dessas mesmas coisas que você citou. E eu até gostei de As vantagens de ser invisível, mas foi por causa do protagonista.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Hum... já não tinha me interessado muito por esse livro, e depois de ler sua resenha, não sei se lerei ele muito em breve - embora tenha gostado muito de "As vantagens de ser invisível". Mas vou tentar ler (algum dia) para tirar minhas próprias conclusões.

    Parabéns pela resenha sincera!

    ResponderExcluir