Autor: Sarah Winman
Editora: Faro editorial
(cedido em parceria)
2018 - 156 págs.
Sinopse: Skoob
Esse foi um dos livros que li em fevereiro e confesso que apesar de ter solicitado o mesmo em parceira com a Faro editorial não pesquisei nada sobre o enredo e comecei a leitura sem criar muitas expectativas. Mas confesso que logo de cara encontrei duas coisas que não gosto em livros, narrativa não cronológica e ausência de capítulos. Além disso nenhum dos personagens conseguiu me fisgar e deixar envolvida, então passei quase o mês inteiro para ler 156 páginas o que geralmente faço em menos de uma semana. Porém não posso deixar de destacar que a diagramação do livro está maravilhosa e a editora caprichou, além de enviar umas flores de mimo para os parceiros, tudo a ver com o enredo onde o girassol tem todo um significado para os personagens. Mas enfim vamos entender melhor do que se trata o livro 'O Homem de lata'.
Nessa história conhecemos os amigos Ellie e Michael e logo em seguida como a vida deles muda com a chegada de Anne. Além disso conferimos como cada um se relacionou com outras pessoas (amigos e familiares) e como encarou a vida e seus problemas (primeiro amor, perdas, descobertas sexuais, a epidemia de AIDS nos anos 80, esses são alguns dos temas abordados no enredo).
Senti que Ellie e Michael passaram a encarar a vida de forma muito negativa, devido a falta de coragem que eles tiveram de enfrentar tudo e todos para viverem o desejo de ficarem juntos (entendo que nos anos 70 tudo era mais difícil que na atualidade, mas mesmo assim não aceitei as razões deles para os desencontros) a história acabou ficando carregada de sentimentos de depressão, solidão, saudosismo ... mostrando assim personagens que estão vivendo de forma sufocada pelos outros.
Isso me incomodou demais, me fez pensar e repensar em qual mensagem a autora desejava passar e só cheguei a seguinte conclusão: Cada um precisa descobrir quem realmente é, o que o faz feliz e lutar par viver dessa forma, mesmo que para isso precise enfrentar os obstáculos e dificuldades que forem surgindo na vida ... dessa forma será mais forte, realizado e feliz.
Penso que quem leu e gostou de 'As vantagens de ser invisível' poderá gostar de 'O Homem de lata'. Apesar da idade dos personagens serem diferentes, conseguimos acompanhar várias fases na vida desses três amigos e das pessoas importantes que passaram na vida deles.
Obrigada pela atenção!!!
Deixem suas impressões nos comentários ok!!??
Ótimo mês de março para todos nós!!!
Olá, Aline.
ResponderExcluirPor isso que pesquiso muito antes de comprar algum livro. leio sinopse, resenhas heeh. Só compro sem saber nada se for de algum autor que amo e já quebrei a cara mesmo assim hehe. Eu acho que não leria porque não gosto dessas mesmas coisas que você citou. E eu até gostei de As vantagens de ser invisível, mas foi por causa do protagonista.
Prefácio
Hum... já não tinha me interessado muito por esse livro, e depois de ler sua resenha, não sei se lerei ele muito em breve - embora tenha gostado muito de "As vantagens de ser invisível". Mas vou tentar ler (algum dia) para tirar minhas próprias conclusões.
ResponderExcluirParabéns pela resenha sincera!