Entrelace - Diane Scarpine


Autor: Diane Scarpine
Editora: Amazon
2017 - 485 págs.
Sinopse: Skoob


Ler os livros da Diane Scarpine é sempre uma ótima experiência, porque ela faz o que nenhum outro autor faz (pelo menos que eu conheça), que é colocar como um dos protagonistas um portador de necessidade especial, nesse caso adquirida ao longo da vida (ou seja, eles não nasceram assim) então iremos acompanhar toda dificuldade na adaptação a nova rotina e os preconceitos que eles precisarão superar diariamente. Confesso que após ler os livros da autora passei a ter um olhar bem mais crítico sobre a acessibilidade, praticamente inexistente em todos os lugares por onde passo, e os lugares que dizem ter, como a própria autora destaca, não estão dentro dos padrões corretos de segurança para esses cidadãos. É revoltante e um absurdo perceber como isso ainda existe nos dias de hoje.

Assim como escolhi no ano passado o livro 'Uma chance para recomeçar' como uma das leituras mais relevantes de 2017, posso dizer que 'Entrelace' também é extremamente relevante e importante na luta contra a falta de informação e preconceito, nesse caso contra os cadeirantes. A autora tenta desmistificar a crença que cadeirantes são eternos dependentes e que não podem formar uma família. Também cita os riscos de relacionamento iniciados pela internet.

Em 'Entrelace' encontramos uma narrativa em primeira pessoa, com capítulos alternados entre os protagonistas, Henri e Carol. Carol é uma personagem que começamos odiando pelo preconceito e insegurança dela, mas a medida que vamos conhecendo sua história de vida e percebemos o quanto ela tenta mudar para poder ficar com Henri ela passa a conquistar o leitor. Já Henri começa nos inspirando pelo seu exemplo de luta e independência, apesar de sua necessidade especial, mas depois de sofrer diversos preconceitos pela pessoa que ama ele começa a ficar negativo e desestimulando o leitor (teve vários momentos que me peguei brigando com ele após atitudes absurdas), mas ao desenrolar da história ele resgata sua essência e se torna mais forte ainda e volta a empolgar o leitor.

Os protagonistas são extremamente inteligentes academicamente e profissionalmente, mas extremamente feridos devido ao passado e ao presente. Mas o bonito é ver o amor os guiando a vencer o preconceito, aprendendo a perdoar e assim a mudança verdadeira acontece.

Essa história, assim com a do livro 'Uma chance para recomeçar' acontece na cidade de Jequié na Bahia, a autora não perde a oportunidade de criticar a falta de acessibilidade da cidade. Assim como tantas outras no Brasil. 

O único ponto negativo nos enredos da autora é que ela costuma repetir várias informações ao longo do texto, fica cansativo ler detalhes já abordados, mas penso que essas repetições tenham como objetivo fixar as mensagens na mente do leitor. Mesmo assim penso que nos próximos livros seria mais convidativo para fisgar os leitores, um texto mais objetivo em algumas partes.

Indico essa leitura para todos que gostam de livros digitais, afinal só está disponível nesse formato, por enquanto. É uma ótima opção para aqueles que desejam ler sobre a realidade daqueles considerados quase invisíveis, pessoas como qualquer um de nós que tem seus direitos praticamente esquecidos. Precisamos mudar essa realidade urgentemente!!!



Fonte: Brooke bells



* Link da Resenha do livro Uma Chance para Recomeçar


* Encontre a autora nos links abaixo:


Fan Page de Uma Chance para Recomeçar e Entrelace no facebook: aqui
Perfil da autora no facebook: Diana.scarpine
Perfil da autora no skoob: Diana
Perfil do livro “Uma Chance para Recomeçar” no Skoob: aqui
Perfil do livro “Entrelace: Caminhos que se Cruzam ao Acaso” no Skoob: aqui
Instagram: Diana Scarpine


                                                  Obrigada pela atenção!!!
Deixem suas impressões nos comentários ok!!??

16 comentários:

  1. Muito obrigada pela linda resenha, Aline!

    Abraço,
    Diana Scarpine.

    ResponderExcluir
  2. Interessante este livro. Tentarei ler ele algum dia com certeza!
    Abraços e obrigada pela dica de leitura ;)

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nada da Diane, mas só em saber os temas abordados nos livros dela já quero muito ler. Assim como você sou muito critica em relação a acessibilidade, pois já me relacionei com um cadeirante e fiquei muito contente em saber que o livro em questão trata exatamente disso. Mesmo com sua ressalva em relação a repetição e falta de objetividade é um livro que faço muito gosto em ler. Dica anotada.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ah, como eu gosto de livros em que são narrados assim: cada capítulo um personagem. Fica divertido e dá para ver pela visão de cada um o que acontece. E é fato isso né: a pessoa é inteligente na parte intelectual, mas se o emocional fica abalado tudo fica difícil de lidar. Ainda bem que um tinha o outro.
    Achei uma história fofa, gostosa de ler
    Bjos floor

    ResponderExcluir
  5. Olá, adoro livros que tem capitulos intercalados entre os personagens da para gente conhecer melhor sobre a personalidade de ambos né? fora que livros com pessoas especiais também nos trás uma lição de amor e compreensão com a vida. Vou conhecer mais sobre a escritora a partir de agora com certeza. Sua resenha me tocou muito.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá o livro me parece ser um romance bem estruturado, gosto de leituras assim, espero ter a oportunidade de ler o quanto antes!

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Não conhecia a autora, nem suas obras mas fiquei bem interessada pela sua resenha. É um romance no estilo que curto! Adorei e mesmo com o ponto negativo, darei uma chance. Ótimas palavras!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu não conhecia a Diane Scarpine, mas fico muito feliz em saber que ela coloca um portador de necessidade especial em suas obras.
    Com certeza suas obras devem passar uma mensagem bem bacana para conscientizar o leitor.
    Gostei muito de "Entrelace" e espero conhecer em história em breve.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Oiiii, Aline! Ainda não li nada a Diane, mas minha irmã leu e me lembro bem de todos os elogios que ela teceu a história e escrita da autora... Tô com Entrelace no meu Kindle, comprei o livro, mas ainda não li, mas depois de ler a sua resenha, com certeza irei ler em breve!

    ResponderExcluir
  10. Oi Aline.

    Eu não conhecia este livro e achei bem interessante a história. Vou adicionar na minha lista de desejados para conhecer a escrita da autora e os protagonistas da história, fiquei curiosa. Parabéns pela resenha.

    Bjos
    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá...
    Adorei sua resenha!
    Já li Uma Chance Para Recomeçar da autora e gostei bastante... Acho a narrativa da Diana muito sensível, emocionante e inspiradora. Ainda não li esse resenhado, mas, vou esperar ele estar no formato físico.
    Bjo

    ResponderExcluir
  12. Olá...
    Adorei sua resenha!
    Já li Uma Chance Para Recomeçar da autora e gostei bastante... Acho a narrativa da Diana muito sensível, emocionante e inspiradora. Ainda não li esse resenhado, mas, vou esperar ele estar no formato físico.
    Bjo

    ResponderExcluir
  13. Que pena que a repetição deixou a leitura um pouco cansativa, mas ainda assim, talvez eu dê uma chance ao livro futuramente, pois a proposta me agradou bastante.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Que legal conhecer mais uma autora nacional e lendo sua resenha penso que vou gostar de ler este livro que tem um enredo interessante.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Confesso que esses personagens extremamente feridos me incomodam um pouco. Acho que já estou um pouco cansada de obras com essa pegada, entretanto, tenho que confessar que esse livro tem um ponto que me atraí: a inteligência dos personagens.
    Vou anotar a dica e me arriscar, quem sabe eu não me surpreendo?
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oii, tudo bem?
    Esse foi o primeiro livro da autora que li, e ainda foi na edição antiga. Eu lembro de ficar bem impressionada com a historia e a escrita da autora, passando a enxergar com outros olhos o mundo ao meu redor. Com certeza foi um livro que me marcou muito, e fico feliz que tenha gostado, apesar de que tenha achado repetitivo em algumas partes.

    ResponderExcluir