Autor: Maurício Gomyde
Editora: Intrínsica
2015 - 266 págs.
Sinopse: Skoob
Tenho uma relação de amor e ódio com esse autor, dos três livros que li dele, dois não funcionaram muito bem comigo. No caso de 'Surpreendente' o que mais me incomodou foi a postura do protagonista diante da vida (todo mundo tem seus dramas e doenças a superar, mas se entregar e se isolar não resolve nada). Tirando isso, achei a edição e a diagramação linda, a editora Intrínseca caprichou. Os capítulo são curtos, o que deixa a leitura rápida e ágil. A narrativa é em terceira pessoa, o que nos ajuda a ter um certo distanciamento dos personagens e assim poder avaliar a história como um todo.
"Ele sonhava em usar o cinema para mudar o mundo."
Pedro, o protagonista, sonha em melhorar as pessoas através das mensagens nos filmes e para isso ele trabalha em uma locadora numa comunidade carente e tenta manter vivo o último cineclube da cidade. Mas nenhum dos dois tem atraído o público como esperado. Além disso ele passou a vida inteira querendo se tornar um cineastra premiado, e junto com isso teve que conviver com uma doença degenerativa que pode levá-lo a cegueira, por isso sua urgência em conseguir gravar logo 'O filme'. Ele passou um tempo com a doença estagnada, mas ela acabou voltando e o desespero dele retorna com tudo e ele pensa em desistir do seu sonho, mas um grupo de amigos especiais irá prová-lo que ele pode continuar sonhando, só precisará mudar a forma de fazer as coisas e enxergar o mundo ao seu redor.
Fonte da imagem: Google
Com certeza Cristal, Mayla e Fit são o ponto alto desse livro e na viagem a Pirenópolis (Goiás) provarão seu valor e importância na vida de Pedro.
"Quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos."
O livro ainda nos apresenta a verdadeira história da vida de Pedro e ela não é nada do que ele pensava ser, isso acaba deixando ele ainda mais abalado emocionalmente. Digamos que esse livro me mostrou o choque entre o sonho e a realidade, a necessidade de superação das dificuldades e a importância de ter pessoas queridas ao nosso redor, tanto para nos ajudar nos momentos de fraqueza quanto para comemorar nossas conquistas.
É isso meus amores, queria ter gostado mais desse livro, mas o personagem em incomodou de verdade. Porém a mensagem da história é muito válida e nos faz refletir e ser gratos pelo que temos. Por isso indico a todos que gostam de romances dramáticos, mas que possuem uma certa leveza. Fica a dica!!!
Fonte da imagem: Google
Outras resenhas:
(2001) O mundo de vidro
Obrigada pela atenção!!!
Deixem suas impressões nos comentários ok!!??
Olá,
ResponderExcluirEu ganhei esse livro numa promo, mas ainda não consegui ler. Uma pena sobre o personagem não ter te cativado, eu até curti a premissa por envolver filmes e tals. Te falar que é tão triste não ter mais locadoras aonde eu moro.
até mais,
Nana - Canto Cultzíneo
Também gostava da época das locadoras!!!! Obrigada pelo comentário!!!
ExcluirOlá, Aline.
ResponderExcluirLi dois livros do autora também, O rosto que precede o sonho que gostei bastante e A maquina de contar histórias que gostei mais ou menos. Mas tenho esse aqui na estante esperando a vez dele hehe. Só não sei quando vou ler por causa da minha pilha de livros não lidos. Mas que pena que não gostou tanto. Vi tantos elogios a ele na época que lançou.
Prefácio
Olá, amiga ^^
ResponderExcluirDesse autor só li um ("A máquina de contar histórias"); tenho vontade de ler outros dele (este, inclusive), mas não no momento.
Pena você não ter gostado tanto deste. É mesmo difícil gostar de uma história quando o protagonista não nos agrada, né?! Mas que bom que outros pontos na trama deixaram-na melhor de ser lida (especialmente essa parte da reflexão; amo livros assim, que nos fazem refletir).
Enfim, parabéns pela resenha!
Beijinhos e bom fim de semana.
Isabelle - Attraverso le Pagine
Oi Aline!
ResponderExcluirEu to meio preocupada agora, estava com altas expectativas quanto a essa leitura... o livro é lindo mesmo, pena que o personagem não agradou. Ainda não li nada do autor então não sei o que esperar da narrativa.
beijos
https://atrasadaparaocha.blogspot.com.br/