Caixa de pássaros - Josh Malerman


Josh Malerman
Editora: intrínsica
2015 - 268 págs
Sinopse: Skoob

A tempos que esse livro está na minha estante, sempre quis ler mas a oportunidade nunca surgia até que me animei a ler no mês de outubro, devido ao projeto de umas amigas #outubroso e garanto que foi uma experiência sem igual. A tempos eu não lia nada de suspense, terror, distopia e ao meu ver esse livro tem elementos desses três estilos. 

Nessa história (que começa na cidade de Detroit, mas dá a entender que o mesmo acontece no mundo todo) com narrativa em 3° pessoa, não linear (revezamento entre passado e presente) encontramos a humanidade passando por um surto de violência sem limites, que tem inicio com algo que as pessoas vêem nas ruas e após esse 'contato' começam a matar todos que estão ao redor e no final cometem suicídio. Os que são informados antes de algo próximo a eles acontecer, se trancam em casa, cobrem as janelas como podem e nas poucas vezes que precisam sair das casas para buscar gêneros de primeira necessidades usas vendas nos olhos.

A trama foca principalmente em Malorie, protagonista que ao meu ver foi a maior guerreira da história. Através dela iremos acompanhar todo sofrimento progressivo causado por esse mau sem rosto. O mais interessante é que o autor não irá revelar o que realmente está causando esse caos. Muitas teorias são levantadas pelos sobreviventes, até o da loucura já que o ser não ataca fisicamente ninguém, só afeta psicologicamente aqueles que o vêem.

Enquanto lia eu pensava que a vida que a humanidade foi 'obrigada' a levar, acabou podendo ser comparada a vida que muitos portadores da cegueira passam em cidades e sociedade despreparadas para conviver com eles. E a forma como o mundo ficou quando todos se trancaram em suas casas me lembrou a música 'O dia em que a terra parrou' do Raul Seixas.

Iremos acompanhar a Malorie sobreviver dia após dia para  proteger seus filhos (que não são nomeados, talvez porque o sobreviver superasse a individualidade) e encontrar assim uma saída, uma esperança de viver em um lugar melhor podendo assim dar uma possibilidade de futuro para eles. Acaba que essa busca torna-se mais importante do que desvendar o que está 'lá fora', a capacidade de se manter firme quando todos que estão ao seu lado estão sucumbindo. Vi várias mensagens para vida nessa história e garanto que aqueles que gostam de livros eletrizantes, questionadores e perturbadores irão amar esse enredo. Leiam e descubram qual fim Malorie e seus filhos terão!!! Garanto que valerá a pena essa viagem!!!

<<< Quotes >>>

"De repente, sente-se terrivelmente desesperada. Está insegura, como se a casa e a terra abaixo dela houvessem desaparecido, expondo-a ao mundo exterior. Entretanto, no desespero daquele momento, ela se agarra com força ao conceito da venda. Não importa quais ferramentas leve, não importa qual objetivo da casa seja usado como arma, ela sabe que as vendas são a maior proteção para ela e os filhos." pág.11 

"As pessoas estão vendo alguma coisa que as leva a machucar os outros. A machucar a si mesmas." pág.31

"Como pode esperar que seus filhos sonhem em chegar às estrelas se não podem erguer a cabeça e olhar para elas?" pág.71

"Saímos de lá porque algumas pessoas decidem esperar as notícias chegarem e outras correm atrás delas." pág.93

"Ela rema também com Tom e com muitas coisas que ele disse, as inúmeras coisas que ele fez e desejou, que a inspiraram, a incentivaram e a fizeram acreditar que é melhor enfrentar  loucura com um plano do que ficar parado e deixar que ela nos alcance aos poucos." pág.256   

<<< Amei a seguinte notícia >>>


Essa história mais que interessante, já te previsão de estreia na Netflix, dia 21 de dezembro desse ano \o/\o/\o/ e contará com a Sandra Bullock no papel principal, da protagonista Malorie. Estou ansiosa para conferir \o/






Obrigada pela atenção!!!
Deixem suas impressões nos comentários ok!!??

10 comentários:

  1. Oi Aline tudo bem? Esse livro está faz um tempo anotado na minha lista de leituras, mas ainda não houve tempo para ler, mas espero logo mudar isso, eu simplesmente adorei o enredo e minha curiosidade sempre vence, parabéns pela resenha e obrigado pela dica, bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia logo que mês que vem ele estará na Netflix viu!!!

      Excluir
  2. Eu li esse livro e amei, apesar de achar o final muito sem sal.Realmente é uma trama perturbadora, uma experiência sem igual. Agora estou contanto os dias para o filme e estou curiosa para ver o desfecho que vão dar a ele, então chega dia 21 logo!

    Beijos.
    https://acabinedeleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, também estou curiosa para ver o filme.
      Sobre o final do livro eu gostei pq esperei tanto que a protagonista sobrevivesse que fiquei muito feliz e aliviada com o final.
      Mas entendo que muito queriam que tudo fosse melhor explicado.

      Excluir
  3. Não sou muito de ler livros que se passa em narrativas em tempo presente embora entenda que tenha sido um recurso já que a narrativa é não linear.
    Entretanto esse livro me chamou a atenção pela resenha que gostei muito.
    Parabéns pela resenha e quotes escolhidos ! Já na lista de leitura !😀

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline.

    Adorei sua resenha. Estou com este livro no Kindle para ler e com sua opinião só me resta adicionar na meta de leitura. Espero conseguir lê-lo antes de assistir o filme. Parabéns pela resenha.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá! Eu tenho uma relação de amor e ódio por esse livro! Gostei demais da história e dos personagens, achei interessante demais o modo como o autor soube inserir o medo e o suspense no leitor sem de fato deixar a gente ver o que eram as criaturas e se elas de fato existiam. A gente ficava se perguntando durante a leitura e isso ajudava demais na criação de toda a sensação. Porém vem aquele final bosta pra mim, que estragou todo o amor que eu tinha nutrido pela história.. Enfim.. Eu gosto e não gosto desse bendito livro!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline,
    Tenho esse livro em casa há bastante tempo e, mesmo lendo diversas resenhas positivas sobre ele, nunca me animei de ler realmente.
    Fiquei contente com a reflexão que o livro trouxe para você. A vida, por vezes, nos obrigam a fazer coisas que não gostaríamos.
    Vou tentar encaixar nas próximas leituras.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oiii tudo bem??

    Li caixa de pássaros e fiquei muito envolvida, amei tudo inclusive o fim, gosto de finais abertos e não saber o que é nutre uma raiva tão gostosa hauhauahua a melhor parte.
    Louca para ver o filme, ele realmente me encantou.
    Adorei a resenha
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  8. Olá Aline.

    Confesso que o livro não me desperta muito interesse, mesmo várias pessoas me indicando e mesmo com sua resenha maravilhosa. Mas aí eu confesso que estouo ansiosa para assistir a adaptação já que adoro a atuação da Sandra Bullock. Quem sabe isso não me motive um pouquinho em ler este livro que todos amam?!

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir