Vozes do Joelma - Os gritos que não formam ouvidos - Marcos DeBrito, Marcus Barcelos, Rodrigo de Oliveira e Victor Bonini


Editora: Faro Editorial
(Cortesia em parceria)
2019 - 286 págs.
Sinopse:  Skoob



Como vocês sabem sou medrosa e não costumo ler livros de terror e evito alguns tipos de suspense também, costumo me envolver muito e acabo sofrendo, mas as vezes me aventuro nesses caminho escuros (sair da zona de conforto é sempre interessante e nos possibilita ampliar os horizontes). Vocês também sabem que já li tudo do Marcus Barcelos e do Victor Bonini lançados pela editora parceira Faro editorial e amei. Ao escolher esse livro para leitura pensei que teria a oportunidade de conhecer os outros dois autores tão elogiados da editora que ainda não tive coragem de ler (zumbis e monstros ... não dá pra mim ainda). 

Além dos 'Quatro cavaleiros do Apocalipse' tive a surpresa de conhecer também um pouco do trabalho do Tiago Toy, ele é o responsável pela apresentação do livro e a cada fim de conto ele faz um tipo de fechamento e apresentação do conto seguinte, achei bem interessante e acabei buscando mais coisas dele após a leitura (vocês podem ver as postagens anteriores aqui no blog). 

Agora após concluir a leitura de 'Vozes do Joelma - Os gritos que não foram ouvidos' afirmo que todos os autores tem uma narrativa envolvente, empolgante e que conseguem deixar o leitor no mínimo intrigado (confesso que só li durante o dia, para evitar pesadelo kkkk. Cada um com sua técnica, certo!?).

Como já deu para perceber o livro é composto por quatro contos que tem o terreno e o edifício Joelma como cenário. Segundo o enredo toda área do Vale do Anhangabaú é amaldiçoado, por isso ser cenário de muitos casos de crimes e tragédias como a do Ed. Joelma. Já na apresentação o Tiago Toy nos explica que em alguns lugares o mal reside e nada pode fastá-lo de lá e isso porque ele é alimentado pelas fraquezas humanas. 

O Primeiro conto escrito por Marco DeBrito 'Os mortos não perdoam' se passa em 1948 no terreno onde no futuro seria construído o ed. Joelma, mas que nessa época tinha a casa de uma família que vivia em pé de guerra. Narrado em terceira pessoa, iremos conhecer Pablo, um jovem de 26 anos que não é respeitado pela mãe e pelas irmãs, apesar de prover o sustento delas. Esse jovem vive em um inferno psicológico constante e também tem tendência ao mal, então chega um dia que ele decide por fim nesse sofrimento. Tudo estava dando certo até que ele acredita estar vendo espíritos e a ser perseguido pelos vizinhos perguntando sem parar sobre sua mãe e irmãs. O fim garanto que é daqueles de ficar com 'a boca aberta' e acreditem que apesar de saber que o Pablo estava errado em suas escolhas, que teria sido melhor ele abandonar essa família nociva a fazer o que fez e o entendi e até torci para que ele se desse bem \o/ mas enfim foi interessante pensar nessa realidade.

No segundo conto escrito pelo Rodrigo de Oliveira 'Nos deixe queimar' que se passa nos anos 70, nos é a presentado uma possível versão de como teria começado o fogo que matou tanta gente na tragédia do ed. Joelma. Achei interessante e me deixou curiosa até o fim. Teve algumas cenas violentas que chamaram minha atenção, mas totalmente dentro do que era proposto do projeto do livro.

No terceiro conto escrito pelo Marcus Barcelos 'Os Treze' narrado em primeira pessoa pelo Amilton da Costa, um senhor que nos dias atuais decide nos contar uma história que viveu quando jovem. Minha gente sou suspeita para falar mas esse foi o conto que mais gostei, que mais me deu medo, deixou tensa e intrigada de ficar criando teorias e torcendo pro protagonista ajudar todos que dele precisavam e posso dizer que amei o final ... Primeiro conhecemos a história de vida do protagonista, seus problemas familiares e várias perdas que teve ao longo da juventude e como isso mudou seu jeito de ser com o mundo. Quando achava que nada mais teria sentido na vida ele consegue um emprego em um novo cemitério da cidade e a partir daí sua vida nunca mais será a mesma. Isso porque após a tragédia do ed. Joelma alguns corpos são enterrados lá, mas isso envolverá muitos mistérios e consequências. Posso dizer que consegui sentir os medos, tensões e tormentas dos personagens. 

No quarto e último conto escrito pelo Victor Bonini 'O Homem na escada' iremos ter uma versão do que aconteceu no ed. Joelma tempos após a tragédia, ou seja foi invadido e veremos um pouco de como essas pessoas estão vivendo lá. Suas intrigas, violência, mortes e forma como enxergam a vida etc. Acredito que depois desse conto nunca mais olharei da mesma forma para essas invasões, já tinha uma noção mas o autor conseguiu me fazer olhar tudo tão de dentro que fiquei assustada, enojada e intrigada em muitos momentos ... o vão do elevador ganha uma nova função =o 

Enfim não irei falar mais nada para que vocês possam ser surpreendidos como fui por cada autor em cada conto. Eu mega indico esse livro para todos que gostam de suspense e terror e para quem assim como eu está desbravando novos estilos e histórias. Fica a dica!!!  


Pequenos clicks desse livro maravilhoso e com uma diagramação linda!!!
















Obrigada pela atenção!!!
Não esqueça de deixar suas impressões nos comentários



5 comentários:

  1. Oi Aline!
    Li esse livro, as histórias são marcantes e bem descritos, muitas vezes fiquei de boca aberta e tensa, sempre me pegava segurando a respiração kkk. Parabéns pela resenha, bjs!

    ResponderExcluir
  2. Olá, adorei saber sobre a obra que achei bem peculiar e interessante, anotei sua dica por aqui para leituras futuras!

    ResponderExcluir
  3. Eu acho a ideia do livro muito interessante e tenho certeza que os autores fizeram um ótimo trabalho. Pena que não é muito meu gênero preferido.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  4. Não sou tão fã de terror, mas gosto de um suspense. Estou vendo tantas pessoas comentando esse livro que estou ficando curiosa. Ver sua opinião e saber que esse livro te conquistou e fez você sair da zona de conforto, me deixou curiosa para conhecer.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline.

    Adoro ler contos e livros de terror. A sua resenha é a segunda que leio deste livro. Minha curiosidade está cada vez maior para conferir melhor este livro. Obrigada pela dica e parabéns pela resenha.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir