Senhora A Bruxa - José de Alencar & Angélica Lopes


"Como seriam alguns de nossos clássicos se tivessem sido escritos hoje? Foi com esta ideia que surgiu a coleção Clássicos fantásticos. Quatro autores com grande experiência em humor e roteiros para TV se debruçaram sobre algumas de nossas obras mais festejadas e criaram uma versão desses livros, agora com elementos de ficção moderna.
Os leitores irão se surpreender ao perceber que, partindo da história original, foi possível incluir elementos fantásticos e criar tramas sem perder o significado dos clássicos."

A tempos tenho curiosidade de ler esses livros, principalmente pq já li os clássicos referentes, mas ainda não tinha tido a oportunidade até que minha querida amiga Gilciany do Ler e pensar me presenteou com um desses volumes. Li e aqui está o que achei dele!!!


Autor: José de Alencar & Angélica Lopes
Editora: Leya - Lua de papel
2010 
223 págs

Lembro que o livro Senhora do José de Alencar mexeu muito comigo na época que li, devido a forma como Aurélia Camargo se impôs nas relações sociais da sua época. Ela foi abandonada pelo homem que amava por não ter um bom dote (dinheiro que a família da noiva dava aos noivos quando eles se casavam) e o mesmo ficou noivo de uma mulher rica, mas Aurélia acaba recebendo uma herança e tem o plano de "comprar" seu amado e assim mostrar a ele o poder do dinheiro.

" Naquele Rio de Janeiro do século XIX, Aurélia era a celebridade do momento, justamente por ter os atributos mais interessantes para qualquer mulher em qualquer época: era rica, linda e solteira." pág. 12

"O Segredo de Aurélia Camargo é mesmo a falta de vergonha. Com esses decotes, esse riso fácil, ela atiça a curiosidade dos homens." pág. 16 

Para mim no livro original as ações tomadas pelos protagonistas da história são decisões unicamente deles e assim suas devidas consequências farão com que eles aprendam a ser pessoas melhores e se entendam no final. 
Nessa versão da Angélica Lopes ela insere um grupo de irmãs bruxas que influenciará as ação de Aurélia e Fernando. Achei muito interessante a forma leve como a narrativa ficou, além de uma linguagem menos formal e dos elementos sobrenaturais inseridos. Conhecemos um pouco sobre a rotina dessas bruxas e outros personagens ganham mais destaques que o original.
Com certeza quero ler os outros títulos da série. Fica a dica para todos que gostaram dos clássicos e para quem não gostou essa é uma oportunidade de ler algo renovado e interessante.

Quero ler também:

Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!

10 comentários:

  1. Ai amiga num creio que vc curtiu tanto este livro! Fico contente viu!
    E ainda mais por saber que vc já tinha lido a obra original, daí com certeza ficou mais fácil.
    Uma outra amiga minha leu Dom Casmurro e os Discos Voadores e tmbm me disse que adorou a releitura.
    Eu estou ensaiando para ler, então com duas recomendações positivas, vou tentar não adiar mais.
    Bjokas querida.

    www.lerepensar.com

    ResponderExcluir
  2. eu comprei Jane Austen a vampira, ele é liiiiiindo!!!

    Adorei a indicação, super linda.

    ResponderExcluir
  3. Caracaaa,

    Que genial ideiaaa!! Amei.Amei.Amei.


    dayana,

    leitorasdobrasil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Aline, bom dia :D
    Interessante essa releitura. Vou tentar ler depois que conseguir ler o "original" ^-^
    Parabéns pela resenha e obrigada pela dica de leitura.
    Beijinhos
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline!
    Senhora é o meu clássico preferido e sempre vi esse livros baseados nos clássicos e fico curiosa para ver o que eles trazem de diferente. Pretendo ler, as capas são muito bonitas. :D

    Beijos!

    Rafa{Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  6. tenho vontade de ler também *-* Sua resenha me deixou muito interessada ^^ Jane Austen A Vampira eu tenho mas ainda não li :D

    ResponderExcluir
  7. LoL muito legal, eu estou querendo ler Dom Casmurro e os Discos Voadores, graças a sua resenha descobri essa série que parece ser demais!
    Super Abraço, Victor Rosa do Encantos Paralelos

    ResponderExcluir
  8. Oi Aline!
    Não tenho A MÍNIMA vontade de ler esses livros. Achei, sinceramente, uma ideia sem nexo a de inserir elementos sobrenaturais nas histórias do clássicos, consequentemente as modificando.
    Opto pelos clássicos originais mesmo. Hehe
    Mas gostei de saber sua opinião. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  9. Quero muito ler esses "Clássicos Fantásticos", principalmente por não ter gostado de alguns dos originais e querer dar uma nova chance.. estava querendo fazer um desafio, ler o clássico e depois o fantástico. rs
    Adorei sua resenha.
    Beijos
    http://girlfreakbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Aline, tenho uma teoria de que classicos nao devem ser tocados, senao para ler.
    Nao gosto de novas ediçoes de nada, a menos que a uncia coisa nova seja a capa ou uma revisao melhor.
    Por isso acho que eu nao vou encarar este livro nao, prefiro o bom, velho e feminista Senhora do José de Alencar :D
    beijos

    ResponderExcluir