Autora: Jariane Ribeiro
Conto Independente
Disponível no Amazon
2017 - 90 págs
Sinopse: Skoob
Esse já é o meu quinto contato com a escrita e criação da Jariane Ribeiro, sou meio suspeita para falar, porque quando gosto do trabalho de algum autor, tento ler tudo que eu tiver acesso e se for nacional é que valorizo mesmo. A Jariane é uma querida que ao meu ver sempre está colocando em discussão temas relevantes e que acabam me ajudando de alguma forma. 'Sempre em seu coração' não poderia ser diferente, ele fala de ansiedade, depressão, bullying e vários temas tão presentes em nosso dia a dia. Garanto que me ajudou em um momento de minha vida que eu estava na 'berlinda' de uma crise de ansiedade e a história me deu um 'sacode' e me colocou pra cima. Enfim acredito que todos deveriam ler esse conto por sua relevância e porque a autora toca no assunto com muita sensibilidade e consegue indicar os melhores caminhos para evitar se entregar e se isso acontecer, ter forças para levantar e dar a volta por cima.
Esse conto é composto de dez capítulos, narrados em primeira pessoa pela Dayse Alencar, uma jovem que está vivendo o mal do século; ela tem ansiedade e crises de pânico e isso já está passando dos limites e sua família insiste que ela vá a um psiquiatra e passe a fazer terapia e uso de remédios para que possa poder retomar sua vida. Nós iremos acompanhar todo passo a passo dessa jovem nessa buscar do viver bem e concretizar seus sonhos.
A escrita da autora nos faz entender um pouco dessa doença que afeta a toda família, mesmo aqueles que não tem informações e acabam agravando o caos dentro de quem sofre. No caso da Dayse, ela sofria com o bullying no colégio por estar acima do peso estabelecido como padrão e em casa sua avó (de outra geração) dizendo que ela estava fazendo 'corpo mole', que era preguiçosa etc quando estava nas crises de não querer sair da cama e fazer nada. Mas graças a Deus, Dayse tinha o apoio dos pais e do irmão para se reergue. Ela podia contar também com Romário, seu psiquiatra e com alguém especial que iria entrar na sua vida e ajudá-la a dar um passo de cada vez.
Achei interessante a autora comparar a situação vivida pela Dayse a Rapunzel presa na torre devido a síndrome do pânico que paralisa a pessoa. Então ela nos deixa a pergunta: Será que Rapunzel conseguirá sair da torre!? Leiam e descubram. Garanto que a leitura será mais que prazerosa e para as românticas como eu, ficarão com o coração vibrando forte em vários momentos da história.
Não sei como a autora imaginou Dayse, mas enquanto eu li, eu via a novela 'Órfãos da Terra' e ao meu ver a atris 'Guilhermina Libanio' representaria bem nossa protagonista. Acho ela linda!!!
Outros títulos da autora que li, amei e resenhei:
Obrigada pela atenção!!!
Não esqueça de deixar suas impressões nos comentários
Não conhecia este conto e nem a autora, mas adorei. Saber que ela aborda assuntos importantes e ainda te ajudou de alguma forma, é incrível. Espero que esse conto cause as mesmas emoções em diversas pessoas que estejam passando por crises de ansiedade.
ResponderExcluirBeijos,
Blog PS Amo Leitura
Oi Aline.
ResponderExcluirEu não conhecia este livro e pela sua resenha simplesmente fiquei bem curiosa para lê -lo. Achei os assuntos abordados muito importante e parece ser uma leitura marcante. Já estou adicionando na lista de desejados. Quero lê-lo o mais rápido possível. Obrigada pela dica.
Bjos
Leia sim, ele é curtinho e cheio de aprendizados!!!
ExcluirOi, gostei muito de conhecer esse conto pelo seu post, achei super bacana ele abordar esses problemas psicológicos pelos quais a personagem vai passar, certamente lerei quando puder.
ResponderExcluirOi, Aline. Como você também gosto de autores que trazem temas para reflexão e que nos ajudam de alguma forma com as suas histórias. Anotei o nome da autora e irei buscar as histórias dela para ler.
ResponderExcluir