Não sou uma boa garota - Jessie Ann Foley

 

Autora: Jessie Ann Foley
Editora: Faro editorial
(cedido em parceria)
2021 - 254 págs.
Sinopse: Skoob

Para quem leu e gostou dos livros 'Contra todas as probabilidades do Amor' e 'O que há de estranho em mim' com certeza, assim como eu irá amar esse livro, principalmente porque ele nos apresenta uma situação problemática, sugere soluções e finaliza com esperança. Para mim não existe melhor fórmula porque ele leva o leitor a refletir sobre sua vida e suas escolhas, além de inspirar a levantar a cabeça e correr atrás da mudança que precisa na vida. Eu indico de olhos fechados e garanto que entrou para lista de melhor leitura do ano \o/

Em 'Não sou uma boa garota' conhecemos a Mia Dempsey de 17 anos que é inteligente, durona e engraçada, mas que é conhecida como a garota problema que não liga para os estudos, só quer beber e ficar com os garotos e por isso passou a ser mal tratada na escola por todos, principalmente pelas garotas. Ninguém quis saber os motivos dela ser do jeito que é, foi mais fácil rotular e atacar. 

Ela perdeu a mãe, o pai se casou novamente e simplesmente a deixou nas mãos da madrasta e teve mais duas filhas. Além de se sentir uma intrusa na nova família de seu pai ela não teve com quem compartilhar um ocorrido de sua vida que foi a causa de toda mudança na sua vida, ela simplesmente 'esqueceu' e seguiu a vida de forma raivosa e autodestrutriva. Não via esperanças de um futuro diferente. 

A gota d'água para a decisão tomada pelo pai de Mia foi quando a madrasta dela a flagrou em casa com um garoto e a humilhou, dessa forma ela se descontrolou e acabou agredindo Alanna. Ela foi mandada para um Internato de meninas longe de tudo e o pior foi ser levada por estranhos sem nem ter a oportunidade de se explicar. Chegando na 'Academia Red Oak'  ela passa por uma inspeção humilhante, além de esntender que perdeu todos os seus direitos de liberdade e privacidade.

No início ela terá dificuldade para aceitar a rotina, as regras e as limitações do internato; mas quando começa a conhecer as outras meninas e seus problemas começa a refletir sobre suas dores e escolhas até chegar ali. A terapia a faz se revoltar, mas ela acaba entendendo a importancia de ter a oportunidade de ver seus problemas por outras óticas. Além disso ela fará uma amizade que será divisor de águas na sua vida. Teremos muitas lições e inspirações nesse enredo. Garanto que a leitura é daquelas que te fascina desde o início. Fica a dica de leitura!!!

<< QUOTES >>


Nos agradecimentos a autora explica o seguinte: "Um pensamento sobre Amy Winehouse, cujas letras brilhantes propiciaram o título desse romance: por mais injusto que fosse, Amy era tão famosa por suas confusões quanto por sua genialidade musical. Mas vale lembrar que ela estava sóbria quando escreveu a maioria das músicas de Back to Black. O clichê de artista torturada é perigoso, porque a dor não pode ser reaproveitada em arte até que o artista esteja bem o suficiente para colocar alguma distância entre si e aquilo que o tortura. Não há nada de nobre ou romântico sobre sofrer em silêncio ou morrer jovem. Se você estiver sofrendo, conte para alguém. Ninguém deve ter que lutar às cegas. E nada precisa ser um destino resignado, nunca."

"A única pessoa para quem eu tinha uma pergunta era meu pai: Você não se lembra do que me disse no enterro da mamãe? Eu tinha só três anos, e eu ainda me lembrava. (...) Segurando minhas mãos nas dela. Dizendo: Mia, somos só você e eu agora. E eu nunca, nunca mesmo, vou te deixar." pág.25

"Sua expressão é impassível, mas há uma energia rude em seus olhos, um desafio. Ela quer que eu lute contra isso. Ela quer pôr as mãos em mim, exibir seu domínio. Percebo que eu a odeio. É uma sensação boa. Uma das minhas poucas regras de vida é que, se você estiver em uma situação em que se sente vulnerável, a melhor coisa a fazer é escolher alguém para odiar. O ódio é uma emoção descomplicada.Vai lhe dar algo para se agarrar, limpar sua mente e deixar você ser o animal que é, fará com que se lembre de que, como animal, só tem uma tarefa real a cumprir: sobreviver." pág.33

"Só ao admitir nossas ações podemos começar a nos reconciliar com elas." pág.40

"Sinto uma espécie de satisfação sombria, porque meus segredos estáo todos interiorizados, o que significa que posso guardá-los o tempo que quiser." pág.47

"Nossa sociedade nunca soube como lidar com uma mulher que se recusa a andar na linha. Em parte, é por isso que existem escolas como Red Oak." pág.51

"A biblioteca está sempre destrancada, mesmo à noite. Como uma igreja. É o único lugar da escola, além das trilhas para caminhada, que você pode ir sem permissão durante as horas destinadas ao relaxamento construtivo." pág.52

"Todas as noites, espero pelo apagar das luzes, porque o único momento em que estou livre é quando estou dormindo." pág.83 

"Eu me pergunto por que as coisas mais belas são sempre as mais fáceis de ser esquecidas. Eu me pergunto como pude deixar de ser uma pessoa real, uma pessoa inteira, uma pessoa com alma e sonhos, para ser nada além de uma piada ..." pág.90


Um comentário:

  1. Conheci esse site essa semana e já estou adorando os conteúdos, são ótimos!

    Parabéns! 👏

    Meu Blog: Melina

    ResponderExcluir