Orgulho e Preconceito - Jane Austen

 

Editora: Faro Editorial
(Lido em parceria)
2023 - 320 págs
Sinopse: Skoob

'Orgulho e Preconceito' faz parte daqueles livros clássicos com tantas edições que só no Skoob são mais de 200 cadastradas, confira a lista aqui. Essa edição da Faro editorial veio caprichada com uma capa linda, que parece um quadro com a mocinha de romance de época e o nome da autora em alto relevo; dá uma sensação que iremos entrar no mundo descrito na obra. As cores azul e amarelo estão presentes na capa e na parte interna do livro. No inicio de cada capítulo e quando as páginas se juntam deixam o livro todo azul na lateral, muito lindo. Estou ansiosa para ver como ficarão as próximas edições da editora que anunciou o projeto de relançamento de todos os livros da autora.

A primeira vez que li 'Orgulho e Preconceito' foi em 2015, confira minhas impressões aqui e por quê depois de 8 anos decidi reler o livro? Principalmente porque sempre quis, mas nunca conseguia organizar meu tempo para isso e foi com a parceria com a editora que decidi aproveitar essa oportunidade e garanto que foi a melhor decisão que tomei.

Amei a apresentação do livro feita por Eduardo Levy porque tive a oportunidade de relembrar a história e perceber pontos antes despercebido no meu primeiro contato com a obra de Jane Austen. "Orgulho e Preconceito não é uma representação de um mundo antigo que remonta a uma realidade morta e enterrada nem um romance água com açúcar para adolescentes, mas uma das reflexões mais maduras e complexas da história sobre a natureza do amor. Como todo clássico, esta obra fala a todas as pessoas em todos os tempos: é de nós que Orgulho e Preconceito trata."

"Orgulho e Preconceito abarca, inverte e transcende todos os clichês sobre relacionamentos e amor: em vez de mudar o outro, Darcy e Elizabeth mudam a si mesmos ... só quando vencem o próprio orgulho e o próprio preconceito, indo além das primeiras impressões, é que Darcy e Elizabeth se tornam aptos a dar e receber amor"

Após ler essas observações consegui embarcar na leitura de forma leve e atenta nos personagens e perceber todo crescimento, escolhas e decisões deles em todo enredo. Acompanhar a turbulenta relação entre os protagonistas, a qual, "nascendo de uma antipatia mútua, acaba resultando em uma inesperada história de amor. Com sarcasmo mordaz e inteligência profunda, por entre peripécias, desencontros e tramas paralelas quase tão interessantes quanto a trama principal, a obra retrata o amor como produto do desenvolvimento do caráter desses personagens complexos que, para tornarem-se aptos a amar e serem amados, precisam antes vencer o orgulho e o preconceito de que padecem."

Mesmo quem nunca leu o livro, provavelmente já ouviu algo sobre a história ou já viu algum dos filmes, então o famoso casal Darcy e Elizabeth não são desconhecidos da maioria. Eu mais que indico essa leitura para todos os fãs e para os novos leitores, essa edição é a oportunidade de iniciar essa viagem nas obras da autora. As reflexões são tão atuais que nos fazem vibrar a cada superação e entendimento dos personagens. Leiam e se permitam conhecer essa história!!! 

Dica de filme (entre tantos lançados o meu favorito de 2005):







2 comentários:

  1. aaaah, um dos meus romances favoritos! ♥

    De cara a introdução me ganhou! Deixa o leitor na expectativa pelo o que está por vir.

    Dentre os livros da Jane Austen, esse é o meu favorito justamente porque ele nos dá a chance de acompanhar o amadurecimento da Lizzie e do Darcy. Vi que você comentou no Instagram sobre ser uma narrativa mais devagar e acho que foi isso que ajudou a entender bem o que estava acontecendo com eles.

    Adorei o post!

    Beijos
    www.ventodoleste.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa lentidão na narrativa da autora não me incomoda não, deixei claro para os novos leitores de romance de época que forem ler os livros dela pela primeira vez, terem a certeza que valerá a pena seguir com a leitura, mesmo que não seja acelerada como a de outras autoras.

      Excluir