A Cirurgiã - Leslie Wolfe

 


Editora: Faro Editorial
2024 - 224 págs
Sinopse: Skoob

Teve uma época da minha vida que eu lia muito suspense, mas acabei cansando porque alguns autores eram muito repetitivos e agora com a parceira com a Faro editorial estou aos poucos retomando esse hábito. E graças a Deus os títulos que escolho acabam superando minhas expectativas e com esse não foi diferente. Confesso que nos primeiros capítulos não gostei muito da Dra. Anne Wiley, cirurgiã cardiotorácica e protagonista desse livro e fiquei bem curiosa com a Paula Fuselier, procuradora do ministério público. Mas a medida que a história foi sendo desenvolvida passei a odiar a Paula, tanto que o livro ficou cheio de anotações sobre minhas reações ao longo das atitudes que ela tomava e passei a ter empatia pela Anne Wiley. Garanto que quem iniciar essa leitura dificilmente irá parar de ler.

Em 'A Cirurgiã' conhecemos a Dra. Anne durante uma operação de coração que tinha tudo para dar certo e ficar dentro de sua rotina, mas o coração do paciente simplesmente não volta a bater e ela faz algo que nunca fez, olha o rosto do paciente e gela ao reconhecer alguém que a assombra a anos. Depois disso ela não se vê motivada a fazer de tudo para o mesmo voltar a vida e declara a morte do paciente e o anestesista de sua equipe chama sua atenção, mas a autoridade é dela e assim ela finaliza os procedimentos. Após isso sua vida vira de cabeça pra baixo porque a procuradora passa a ficar no seu pé a interrogando no hospital sobre a perda do paciente. Antes desse a Dra. Anne nunca tinha perdido nenhum. E Anne passa a se questionar se realmente teria assassinado o paciente??? Mas ela revisa tudo e não percebe nenhum erro em sua cirurgia, mesmo se ela tivesse insistido na reanimação por mais tempo não daria resultado, o coração do paciente simplesmente não respondia mais.

Ao longo da história vamos conhecendo toda família da Anne: Derreck, advogado e candidato a prefeitura e marido dela. Os pais que também foram médicos e deixaram um legado para ela e Melanie, irmã adotiva que morreu quando ainda era adolescente. A dor da perda da irmã é algo que Anne carrega com ela e não se perdoa por não ter 'salvado' ela e sofre por saber de tudo que Melanie passou antes de ser adotada por sua família (agressão física e emocional, além de violência sexual. Fiquei chocada!!!). Isso deixa toda família abalada e tentando dar a melhor vida possível a essa criança tão machucada, pena que o fim dela não foi o sonhado. E isso nos faz refletir: o que você faria se tivesse o culpado de tudo na sua frente??? A reflexão sobre o que separa justiça e vingança é muito estreita.

Nessa história tem emoções e reviravoltas até a última página. Iremos conhecer os motivos que fazem Paula perseguir a doutora Anne de forma tão obsessiva; o que realmente aconteceu na cirurgia que matou o paciente da Dra. Anne?; o que liga as vidas de Anne, Derreck e Paula? É uma corrida contra o tempo e o final é daquele de deixar o leitor de 'queixo caído', eu nem imaginei. E fiquei impressionada com a grandeza de Anne diante de tudo e sua força e resiliência. Que história gente, quem tiver a oportunidade  de ler, leia. Vale a pena demais!!! Queria falar mais porém seria spoilers!!!


<< QUOTES >>

"Eu deveria ter sido poupada da decisão que precisei tomar, mas não fui. Não parece justo, mas a vida quase nunca é." p.31

"Seria tão fácil se permitir apaixonar por ele. Tão fácil. Talvez já estivesse apaixonada, só um pouco. Só que amor era complicado  e ela não podia se dar ao luxo de lidar com isso." p.35

"Eu aceno e sorrio, entendendo o propósito da minha mãe. Ela está me lembrando de quem eu sou, do meu legado, da força que tenho dentro de mim. Está falando sobre família, carinho e amor, para que eu não me esqueça disso diante da minha dor e tristeza." p.43

"Seu sorriso hipnotizante e o brilho nos seus olhos foram o que me atraíram até ele, me fizeram querer conhecê-lo melhor. (...) Sempre fui cética em relação ao amor, fria até, sabendo o que estava por trás de todo mecanismo _ hormônios e impulsos genético de garantir a sobrevivência da espécie pela procriação." p.46

"Quero ouvir que a dor vai passar. Mas não vai. Só vou aprender a conviver com ela. É só o que posso esperar. (...) A dor que rasga meu peito deixa espaço para a raiva crescer ao longo do seu rastro. Estranho como mesmo depois de tantos anos ainda luto contra esse mesmo estágio de meu luto." p.48

 


P.s. Não falei mais nem liberei todos os quotes que marquei 
para deixar um suspense e surpresa para vocês!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário