Autora: Mary Balogh
Editora: Arqueiro
Editora: Arqueiro
(Cortesia) - 2016
271 págs
271 págs
Resenhas anteriores:
Ligeiramente Casados #1
Ligeiramente Maliciosos #2
Ligeiramente Escandalosos #3
Ligeiramente Seduzidos #4
Ligeiramente Casados #1
Ligeiramente Maliciosos #2
Ligeiramente Escandalosos #3
Ligeiramente Seduzidos #4
Todos sabem que estou amando a série, mas o livro anterior Ligeiramente Seduzidos me conquistou, emocionou e terminou de um jeito que fiquei desesperada para saber como a autora seguiria com o enredo e explicaria o sumiço de Alleyne. Dessa forma comecei a leitura de Ligeiramente pecaminosos sedenta por respostas e o que encontrei me fez sentir como se eu estivesse lendo um livro independe que não tivesse nada a ver com os Bedwyns (em boa parte dele) e isso aconteceu porque nosso querido Alleyne foi ferido quando voltava da batalha de Waterloo e ao cair do cavalo acabou batendo a cabeça e ficando desmemoriado (isso não é spoiler, está bem claro na contracapa do livro) dessa forma nosso protagonista terá que lutar para lembrar quem é e quem são seus familiares (assim sendo os Bedwyns estão praticamente ausentes nesse livro).
Alleyne passa a ter uma outra essência (não é o mesmo dos outros livros), já que não lembra quem foi, ele precisa se redescobrir e se reinventar; ele começa a temer seu passado e passa a se questionar o que faria se não recobrasse mais a memória. Isso o atormenta até começar a se envolver com sua 'salvadora'. Apesar de temer a possibilidade de já ser comprometido com alguém e não poder viver seu amor por Rachel. Nesse meio tempo ele conhece todos que o acolheram e cuidaram para que ele se restabelecesse. Eu gostei demais dos personagens secundários e da forma como cada um estava buscando se reestruturar após o período de guerra.
Achei interessante a problematica usada pela autora para fazer o leitor refletir sobre as atitudes de pessoas que levam a vida se aproveitando da ingenuidade dos outros, roubando assim suas economias com falsas promessas. Ela falou também do perigo do uso da mentira de uma forma geral e da forma como as pessoas geralmente perdem a noção do momento certo de parar de mentir e contar toda verdade.
As partes que mais gostei foram as que Alleyne e Rachel estavam juntos, as especulações sobre a possível vida que ele levava antes de perder a memória e toda investigação que ela e suas amigas começaram a fazer deixaram a leitura empolgante. Também gostei quando eles chegaram a casa do tio de Rachel, lorde Richard, Barão de Weston para tentar resgatar uma herança que ela tinha direito. A forma como a autora falou de família, da superação de mal entendidos, perdão e criação de novos sonhos me inspirou. O final também foi maravilhoso, sabe daqueles que te fazem suspirar alivida por tudo ter terminado bem. Agora estou empolgada para ler Ligeiramente Perigosos, último livro da série.
"-Talvez eu seja o mais sortudo dos homens, Srta. York - comentou o Sr. Smith, parecendo ter lido a mente dela. - Somos frequentemente encorajados a olhar para o lado bom de qualquer acontecimento , até do pior desastre, não é verdade? Com a perda da memória, descubro-me livre do passado e de todos os seus fardos. Posso me recriar e moldar um futuro sem influência repressora dele. O que imagina que me tornarei? Ou, sendo mais objetivo talvez, quem devi me tornar? Que tipo de pessoa Jonathan Smith deve ser?" Pág.54
"Se ao menos pudesse fazer algo para ajudá-lo a lembrar ... Poderia vê-lo de volta ao seu antigo eu e às pessoas que o amavam. Guardaria boas lembranças dele depois que tivesse partido." Pág. 145
"Quando enfim lembrar quem é, talvez se dê conta de que se transformou num homem melhor do que jamais foi. Talvez tivesse parado de amadurecer ao chegar à idade adulta. Talvez precisasse acontecer algo dramático como perder a memória para que conseguisse evoluir." Pág. 171
"-Eu sei quem você é. Não sei o que foi a sua vida. Não conheço nenhuma história sua a não ser as que compartilhei. Mas sei que você é um homem cheio de vida, de riso, generosidade e ousadia. Não acredito que suas qualidades essenciais tenham mudado. Você ainda é você. E testemunhei sua coragem desde que o conheci." Pág. 193
É isso meus queridos mais um romance de época querido e mega indicado.
Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!
Olá!
ResponderExcluirSou doida para ler esta série, que parece que a cada livro fica melhor. Acredito que a história, além de envolver o leitor, deve fazer refletir, pelos pontos que você ressaltou na resenha: família, superação e perdão.
Espero ler em breve.
Beijos.
Sou muito curiosa com essa série mas pelo nome dos livros penso que deve ser algo bem hot e eu já não sou muito fã de livros assim então não sei se leria, apesar de ter gostado muito da sua resenha e pelos pontos que você destacou na resenha sobre a família, superação e perdão.
ResponderExcluirVou deixar anotado para caso venha mudar de ideia futuramente.
beijinhos!
Olá!
ResponderExcluirMorro de vontade de ler essa série, principalmente por causa de toda essa ambientação histórica que parece ser muito importante para a história. Ainda não tive a oportunidade, mas pretendo muito em breve começá-la.
Beijos.
Olá Aline tudo bem, estou acompanhando essa série, e achei Ligeiramente pecaminosos uma história bem divertidas, com todos aqueles personagens diferentes e engraçados. Mas quero mesmo saber do Wulfric. Bjs
ResponderExcluirOi Amiga!!! Tudo bem? Eu simplesmente AMO essa série, não sei te dizer qual livro gostei mais, mas confesso que estou muito muito ansiosa pelo próximo, tenho a impressão que será o melhor deles!!
ResponderExcluirBeijos,
Mari
Cantinho de Leitura da Mari
Oi Aline, eu gostei mais ou menos, pois sempre achei o Alleyne bem chatinho ahahahahahah.....mas claro que podemos tirar as nossas reflexões sim, gostei das meninas, pois sempre adoro os personagens secundários, eles sempre me cativam de uma forma que não sei explicar!
ResponderExcluirbjs - Estou louca para ler os outros livros dessa autora
Ola lindona eu amei esse livro, assim como a escrita da autora delicada e sutil em todos os pontos, deixando o leitor ao término da leitura com um sorriso no rosto. Amei o bom humor do protagonista, com certeza jpa me ganhou pelos risos. beijos
ResponderExcluirJoyce
Livros Encantos