Um Verão inesquecível - Thalita Rebouças


Conto 04
Amor de Carnaval
Autora: Thalita Rebouças
94 páginas - 2015
Editora Gutenberg

E chegamos ao último conto do livro 'Um ano inesquecível' e posso dizer que foi um prazer enorme conhecer a escrita das autoras. Antes eu só conhecia a Paula Pimenta (adoro). Nesse último conto conheci um pouco da escrita da mais ativa e famosa das quatro (se levarmos em conta número de livros lançados e tempo de estrada) a Thalita Rebouças. 

Posso afirmar que achei 'Amor de carnaval' a história mais jovem e pra jovens, quer dizer com personagens se comunicando de um jeito mais corriqueiro e real, como se eu tivesse sendo informada da vida de adolescentes conhecidas. Também achei o conto mais bem humorado. 

Como a narrativa foi em terceira pessoa, senti como se a autora quisesse passar lições através das trapalhadas das personagens. Mostrando assim o lado bom e ruim de alguns tipos de sonhos e desejos. Confesso que em alguns momentos me senti um pouco incomodada com isso, porque não tinha nem tempo de refletir sobre determinada cena, ação e a autora já vinha explicando e orientando. A intenção foi boa, mas penso que a história tem que provocar o leitor e não entregar tudo de bandeja, porque dessa forma não fica marcada na mente e acaba sendo esquecida.

Nesse conto conhecemos três amigas com seus 17 anos (em alguns momentos pareciam ter menos) e como cada uma leva sua vida, uma quer ficar famosa, a outra quer casar com um príncipe, enquanto que a terceira só quer ser feliz ao lado de alguém que a ame e respeite e claro ser nutricionista. 

Posso dizer que esse foi o conto onde mais coisas aconteceram e apesar de ter algumas coisas que não me agradaram os alertas e mensagens da autora foram positivos se pararmos para lembrar que o público alvo desse conto/livro são jovens que ainda estão iniciando sua vida social e amorosa. 

Pra fechar com chave de ouro achei o máximo a autora nos mostra como as amigas estão cinco anos depois, nossa achei isso muito legal. Indico que todos que gostam de histórias leves leiam esse livro, mas penso que as adolescentes conseguirão aproveitar melhor as dicas e conselhos das autoras.


"Deu para perceber que Inha, Kaká e Tati formavam um trio de amigas de botar inveja em qualquer trio de amigas, né? Alegres, divertidas, leves, sinceras e leais umas com às outras, faziam tudo juntas: colégio, praia, academia, trabalhos escolares, shows, viagens, filmes lacrimejantes, tardes inteiras em shoppings, 
sábados de pipoca e piscina ..." Pág.313

"Elas eram garotas de 17 anos muito fofas, mas, como todo mundo, 
falavam dos outros de vez em quando. (Tá, tá! Quase sempre)." Pág. 321


Link dos outros contos:



Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!! 
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!

3 comentários:

  1. Oi Aline,tudo bem?
    Espero que sim! 😊

    De todas as autoras,só li alguns livros da Thalita Rebouças.
    E todas as suas histórias,seguem o mesmo estilo que esse conto.
    São para os jovens,com mensagens positivas e negativas das decisões tomadas e são divertidos.
    Eu até que me sinto leve lendo as suas histórias. Mas concordo com você , quando diz que os jovens conseguirão tirar maior proveito da leitura.

    Bjs. :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline!
    Que saudade em vir aqui te visitar!
    Estou voltando p blogosfera!!
    Então, sobre a resenha, sempre achei a Thalita super engraçada, tenho até um livro dela que estou lendo que se chama Adultos sem filtro e outras crônicas, são só crônicas e sempre acabando rindo muito das histórias, mas sempre achei que o foco dela e fossem os adolescentes, por isso as vezes a gente não curti muito os livros né?
    Também não ia curtir esta coisa dela explicar o que tem que aprender com as passagens das histórias e outra coisa que concordo com você é saber como estão as personagens depois de um tempo, muito autor podia fazer isso né? Eu ia amar ...
    Bjooo
    http://www.naminhaestanteblog.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga, boa tarde ^^
    Li esse livro no ano passado e curti bastante, e mesmo não tendo achado esse o meu conto preferido, gostei a forma como a Thalita escreveu suas personagens. E concordo com você: adolescentes aproveitarão bem melhor as dicas. Mas é uma leitura super válida pra nós, adultos, também. E depois de ler esse conto dela, eu fiquei com vontade de ler os romances ^^

    Beijinhos e boas leituras
    Isabelle - Attraverso le Pagine
    http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir