A Playlist de Hayden - Michelle Falkoff


Autor: Michelle Falkoff
Editora: Novo Conceito(Cortesia)
285 Págs.
2015

Por favor leiam AQUI: Primeiras Impressões que ficaram bem completas, agora após concluir a leitura desse livro percebo que consegui entender o que me aguardava e garanto que valeu a pena ler essa história que foi concluída de forma satisfatória, sabe quando tudo consegue ser explicado no final!!!????

Pois foi isso que senti após acompanhar Sam em sua busca para descobrir quem ou o que realmente motivou Hayden a se matar (a forma como sua família o tratava??? um possível coração partido??? sua falta de jeito no trato com pessoas???? Ou outro motivo!!!????) de uma forma geral conclui-se que nunca é uma coisa só e sim um conjunto de fatores juntamente com a fraqueza da pessoa em não conseguir lidar com as dificuldades do dia a dia, nem tem coragem e ou forças para pedir ajuda, chegando assim a agir de forma drástica, sem pensar naqueles que o amam e sofrerão sem sua presença.

Enfim esse assunto acaba sendo polêmico em alguns aspectos, mas após ler alguns livros sobre o assunto (As Vantagens de ser invisível, Garotas de vidro, Eu estive aqui) percebi que todos que perdem alguém dessa forma sempre ficam buscando explicações e achando que poderia ter feito alguma coisa para evitar, quando isso acaba não sendo verdade e com o tempo percebem que precisam sim superar essa perda e continuar vivendo, afinal tem sim esse direito.



Nessa história percebemos junto com o Sam (narrador da história) que no fundo nunca conhecemos alguém 100% por mais que sejamos amigos ou próximos, todos usam máscaras em algum momento e  permitem-se guardar segredos. Além disso não podemos analisar determinado ocorrido apenas por uma única ótica é preciso levar em consideração tudo que o cerca e todos os envolvidos.

Adorei a forma como a autora tocou e conectou temas polêmicos e tensos de forma leve e inserido em nosso cotidiano (família rica que pressiona os filhos de forma diferente, irmãos que brigam causando tristeza, menino isolado que tem amigo semelhante e que se divertem em seu mundo geek, homosexualismo, violência, timidez, vingança, medo, perdão etc).

A Playlist no final das contas serviu como cenário para história, o Sam sempre falava das músicas e das recordações com o Hayden que elas o remetiam. Além de várias outras referências ao mundo pop, adorei.

"A Playlist nunca fez com que eu achasse a solução de nenhum mistério. Porém, se aquela seleção me fizera algum bem, havia sido ter me dado um impulso para começar a falar com as pessoas. E, ainda, me fez começar a ouvi-las. Se havia alguma coisa que eu aprendera com playlist, é que OUVIR AS PESSOAS PODE SER IMPORTANTE. Gosto de pensar que estou ficando melhor nisso." Pág. 283

OUÇAM AQUI: A Playlist de Hayden


Adorei os personagens secundários, cada um com sua história em separado e motivação dentro do enredo (destaque para Astrid, Eric e Jess) e confesso que descobri quem era a pessoa que estava fazendo justiça com as próprias mãos em cima do suposto grupo que teria influenciado na morte do Hayden \o/

Enfim acredito que todos que queiram refletir um pouco sobre bullying, perdas, vingança e superação deveriam sim ler esse livro, não terão nada a perder. Fica a dica, a narrativa da Michelle Falkoff é maravilhosa não cansa o leitor nunca.


p.s. Fonte das imagens: Google!!!


Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!

4 comentários:

  1. Oi amiga!
    Fico feliz em saber que esta leitura te agradou!! Tenho visto opiniões bem divididas sobre este livro o que tem adiado minha vontade de adquiri-lo, mas você sabe que confio em sua opinião e vou deixa-lo na minha lista para ler no futuro!
    Durante toda sua resenha foi inevitável não lembrar de um livro marcante que li ano passado: Os 13 Porquês. Realmente a perda é difícil e as dúvidas e questionamentos são muito fortes nas pessoas que ficam. O melhor é seguir em frente da melhor maneira possível deixando que o tempo cure a dor da perda.
    Esses livros sempre mexem conosco, mas acho que esse tipo de leitura é fundamental para que fiquemos atentos aos sinais que essas pessoas tão tristes demonstram. Podemos ajudar de alguma forma e, quem sabe salvar uma vida...
    Parabéns pela leitura Line!!
    Ps. Posso te chamar assim? :)
    Beijos!

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que linda sua resenha.
    Mexeu comigo. Fiquei muito interessada nesse livro. Vi uma vez um post em um blog que falava sobre o lançamento, mas não tinha lido nenhuma resenha. Parece ser triste e ao mesmo tempo belo.
    Me sinto particularmente mais interessada, por já ter passado por uma história parecida. Eu já tive a minha Hayden :'(
    Mas achei sua postagem muito boa.
    Parabéns *--*

    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei esse livro, e claro, a sua resenha. Lembro que quando li esse livro pensei em alguém que passou por algo parecido, e por isso acredito que tornou tudo mais crível e emocionante. Os personagens são incríveis né? Beijos, Fê

    ResponderExcluir
  4. Oi Ni.

    Eu amei esse livro, achei ele muito especial demais e toda essa parte do mistério mexe muito comigo, eu adoro.
    Eu cheguei a suspeitar mas dessa vez acabei me enganando quanto a "pessoa" rs.
    Mas com certeza foi uma história que me surpreendeu e mexeu muito comigo fazendo refletir nos temas que você exaltou.

    Beijos
    Fer

    ResponderExcluir