Sob a luz dos seus olhos - Chris Melo



2016 - 282 págs. 

Esse foi daqueles livros que li muitas resenhas elogiando e desejei ler, mas muito tempo se passou e quando fui ler não lembrava de nada que tinha lido nem li sinopse. Fui desbravando a história a medida que lia a mesma. Em um primeiro momento iremos conhecer Elise que com seus 29 anos, já esta formada em letras, trabalhando como editora de uma revista feminina em São Paulo e que fica abalada ao receber um email de alguém do seu passado, alguém que ela não falava a seis anos. Após esse fato voltamos no tempo para conhecer a história deles.
 
Após separação dos pais Elisa decidi viajar e antes de ir a Londres ela fez turismo em York e lá conhece um jovem lindo de olhos azuis que a impressiona. Mas eles não conseguem se conhecer de verdade. Elisa vai estagiar numa editora britânica que tem filial em SP enquanto estiver no intercâmbio em Londres. Ela ficará na cada dos Hendsen, famiiliares dos donos da editora. Eles tem dois filhos Philip (jornalista) e Paul (artista) e ambos estão viajando. Mas em determinado dia Elisa e Paul se reencontram, e ambos ficam chocados ao perceber que se conheciam de York, eles não acreditam nos caminhos do destino. A cada dia eles ficam mais próximos e conectados, mas tudo indica que seus caminhos logo se separariam. Ela precisaria voltar ao Brasil e ele seguir com sua carreira de ator.

Elisa descobre que está com Leucemia e que precisa começar o tratamento urgente. Ela decide voltar ao Brasil e ter o apoio da familia. Mesmo amando Paul, deixa ele sem explicações porque acredita que dessa forma estaria sendo mais justa com ele, para ele não abrir mão de sua carreira, mas ela deveria ter dado a escolha a ele.

No Brasil ela passa por todo tratamento enquanto espera o transplante de medula. Enquanto isso conhece a Dra Carolina que acabaria se tornando sua melhor amiga. Após um ano e meio de tratamento e espera, acaba conseguindo um doador compatível.

Ela descobre que com a fama Paul mudou e se tornou alguém que ela não reconhece. Ao meu ver ela está sendo injusta com ele ao julgar o comportamento dele, afinal ele pensa ter sido abandonado pela mulher da sua vida, isso abalou seus sentimentos. 

Após seis meses de curada Elise conhece Cadu, vizinho gato que vira amigo e aos poucos vai se aproximando de Elise. Após o email de Paul pedindo para encontrá-la, já que estaria no Brasil a trabalho, Elise apesar de estar próxima de Cadu não esquece o que sente por Paul e decide que precisa encontrá-lo pelo menos para contar a ele tudo que passou nesses seis anos que eles ficaram afastados e os motivos de ter deixado ele. Mas esse encontro renovará as forças desse amor e mudará de vez a vida deles.

Garanto que Cadu não reagirá bem com o rumo que tudo tomará e mostrará um lado de sua personalidade que até então estava escondida e que precisará de um acerto de contas com Paul para ele entender que não tem mais espaço na vida de Elise. 

Garanto a vocês que não contei nem metade da história e que esse casal ainda passará por muitas provações que testarão a força de seu amor (tem uma parte da história que parece um livro de suspense, muita adrenalina nessa parte) e poderemos ver até onde eles irão para se manter juntos e por fim o amor deles será um exemplo daqueles amores que duram a vida inteira e só deixa bons frutos e exemplos para os amigos e familiares.

Nessa história somos tocados com o nascimento do amor, com a sepração, reencontro, resgate, fé no estar junto de verdade, no encontro de almas e no exemplo de amor que inspira todos ao seu redor.

Mas como nem tudo são flores, falei na minha avaliação dos livros lidos do primeiro semestre de 2020, sobre o que me incomodou nesse livro foi que ele me deixou com a sensação de história sem fim, porque toda vez que o enredo chegava no ápice algo acontecia e mais acontecimentos ocorriam. De uma forma geral, foi uma leitura boa, mas a narrativa me chatiou um pouco. Então minha dica é que esse livro seja lido sem pressa e que o leitor se permita ir saboreando cada fase da vida dos personagens, acredito que assim vocês não passarão pela agonia que passei. Fica a dica. Leiam e formulem suas impressões. Vale a pena conhecer essa história de amor!!!




"Com o passar do tempo, fui parando de analisar minha vida, de me perguntar se era boa ou não. Apenas vivo, um dia de cada vez, sem planos ou expectativas. Uma rotina sem novidades se tornou confortável para mim, e eu adoraria poder continuar assim. De verdade."

"A pequena Lisa alegre que um dia eu fui agora está trancada em um caixa com todas as outras lembranças, e, por mais que eu a ame, não há mais espaço para ela na minha vida."

"Me sentia em um universo paralelo no qual tudo era romanticamente possível. Delírios são perfeitamente aceitáveias, certo? Acreditar que um sonho poderia se tornar realidade bem no meio da minha vida combinava com tudo o que aconteceu."

"Depois do furacão, ele foi a brisa de que eu precisava."

"Parece que todas as nossas afinidades nos fazem perfeitos um para o outro."

"Descobri que amar, às vezes, é abrir mão."

"Não sei o tipo de conexão que as pessoas possuem com os livros, mas eu sempre os imagino como testemunhas de pessoas e lugares que eu jamais conheceria se não fosse através deles."

"O cenário no qual estou vivendo é inspirador demais para que eu consiga desperdiça-lo."

"Todos pensam em desistir em algum momento. Você só não pode deixar que esse pensamento se torne realidade."

"A presença dele é fácil pra mim. Nenhum de nós precisa pensar muito, nem ensaiar nada. Eu simplesmente sou o que sei ser. Eu somente existo."

"Admitir que despertamos sensações desconhecidas ou que comprometemos a capacidade de raciocinio um do outro é profundo demais para se dizer em um segundo encontro."

"O importante não é pensar igual, mas encontrar um jeito e pensar sobre todas as coisas."

Elisa e Paul estão super conectados

"Não sei o que é, mas tem uma parte minha que só faz sentido quando estou com você. Parece que a peça que falta está sempre com você, porque é só quando estamos perto que tudo se completa."

"Ele gosta de mencionar o futuro enquanto eu só desejo que o presente não acabe."

"Encontrar o verdadeiro amor pode ser assustador."

"A saudade aumenta e aproveito o aperto no peito para escrever. A solidão pode não ser um desperdício total, afinal, quando não é possível viver a perfeição, fica mais fácil criá-la."

"Olhando a cidade, me dou conta de como me sinto em casa neste lugar repleto de coisas que odeio. Em tão pouco tempo, já me sinto ligada a cada pedacinho de Londres."

"Todos têm um dom, o meu é o de encontrar pessoas especiais em lugares improváveis."

"Lembre-se de que o tempo passa independentemente da nossa vontade, mas o que fazemos com ele só depende de nós."

"Não tenho ideia do que as pessoas costumam fazer por amor, mas posso dizer que fiz tudo que pude. Deixei que esse sentimento sublime entrasse e ocupasse cada pedaço de mim. Entreguei-me sem medo do que pudesse acontecer."

Nenhum comentário:

Postar um comentário