O que se esperar de uma resenha????

Oi gente bonita, espero que tudo esteja ótimo com vocês e que cada um consiga aproveitar o feriado da forma que mais gostar.
 
Hoje venho compartilhar com vocês uma coisa que sempre chama minha atenção: a forma como os blogueiros literários escrevem suas resenhas.
 
Antes de mais nada quero deixar claro que não sou especialista, esse post tem apenas o objetivo de fazer com que pensemos o que esperamos quando paramos para ler a resenha que alguém fez de uma livro. Se conseguimos ou não satisfazer nossas expectativas e se a pessoa que escreveu o texto conseguiu deixar claro seu ponto de vista.
Penso que o mínimo que podemos esperar é que o texto tenha um breve resumo da história e uma (para mim o mais importante) avaliação pessoal do leitor (se a narrativa foi fácil de ler, se a história conseguiu envolver e o deixar curioso até o final, se o enredo transmitiu alguma mensagem que o tocou ou marcou de alguma forma, se algum personagem se destacou positivamente ou negativamente. E no caso dos livros onde a diagramação se destacam acredito que seja importante informar isso no texto, já que muitos leitores adoram esses detalhes).

Decidi falar sobre esse tema porque tenho encontrado pela blogsfera resenhas inconclusivas. Claro que cada um tem seu jeito de escrever e não teria graça se todos fossem iguais; mas para mim é o fim quando leio um texto enorme ou microscópico onde a pessoa fica presa apenas a história e não escreve sobre suas impressões da leitura, além de não informar se seria uma leitura adequada para qualquer leitor ou apenas para aqueles já estão acostumados com tal estilo.

Enfim espero que possamos ter consciência do papel do blogueiro literário (incentivo a leitura e boa escrita) e que nossos textos possam ficar cada dia melhores. Que possamos ser claros e objetivos, além de argumentar de forma ética sempre que gostarmos ou não de uma obra. E claro não podemos esquecer de revisar o texto antes de publicar (se estiver com pressa é melhor deixar para publicar depois).

Espero que tenham gostado de refletir sobre essa questão junto comigo e claro tenham entendido minha intenção.

(Fonte das Imagens: Google)


Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!

16 comentários:

  1. Olá, essa reflexão é sempre válida, pois a "resenha" tem se banalizado muito, parece que qualquer um pode escrever uma resenha, mas não é bem assim. Ela tem certas características próprias que as vezes são esquecidas quando lemos aquele post. Eu nem gosto de chamar de resenha, prefiro dizer que são minhas impressões, porque são mesmo. E geralmente é isso que procuro nos blogs que leio, mais a opinião do leitor, pois sinopse e detalhamento de cada parte da história a gente acaba achando na internet.
    Bjão

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline,
    Até hoje tenho dificuldades na hora de escrever resenhas, mas acho que a prática ajuda. Sei que faço algumas resenhas boas, outras nem tanto, mas seu posto ajudou a clarear a minha mente. Vou tentar passar a falar mais como foi minha experiência durante a leitura...
    Adorei a dica amiga e achei muito válido!! É bem chato quando lemos um texto enorme e inconclusivo...
    Beijos querida e bom feriado!!!

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga relaxa que as suas resenhas sempre são ótimas e consigo sentir pelas suas palavras o que vc sentiu quando leu e geralmente fico louca para ler o livro. Mas fico feliz em ter te ajudado um pouquinho com esse questionamento.

      Excluir
    2. Fico feliz em saber disso amiga!! Me esforço bastante para fazer um trabalho de qualidade e receber um elogio seu me deixa muito contente :)
      Beijos!!

      Excluir
  3. Oi Aline, adorei suas considerações sobre o assunto. Muitas vezes as pessoas esquecem o verdadeiro foco da resenha, ou então acabam contanto demais, fazendo textos muito longos, com trechos cheios de spoilers. Acho que ler e escrever é uma constante prática e que quanto mais fazemos, melhor fazemos. Eu já escrevi e publiquei mais de duzentas resenhas e sempre fico apreensiva tentando passar para os meus leitores o que realmente é importante na obra. Adoro saber opiniões e sempre vou em busca delas pra saber se o livro vale a pena ou não, então acho muito importante fazer um trabalho digno e respeitoso.
    Acho muito válido vc escolher esse tipo de debate, pois eles são fundamentais para que cresçamos e possamos sempre melhorar. Beijo e parabéns pela matéria ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha linda que felicidade ter sua opinião por aqui. Vc com certeza é uma das resenhistas que mais admiro, vc simplesmente consegue me fazer ficar desesperada para comprar e ler determinados livros. Vc me inspira com certeza!!!

      Excluir
  4. Realmente cada um tem sua forma de experessar, mas quem é blogueiro literário, acredito que deve sim seguir um padrão na hora de escrever sua resenha, na qual deve constar o resumo da obra, algo pequeno, afinal, o que o leitor quer saber, é a sua opinião sobre o livro, não o resumo da história. Depois desse resumo, deve seguir a opinião da leitura, do modo como descrito no seu post, falando sobre a narrativa, personagens, diagramação, revisão. No entanto, boa parte dos blogueiros acabam pecando na hora de escrever suas resenhas, ou são gigantes, a qual muitas vezes não tem nada a acrescentar, ou faltam algo, sendo apenas um resumo e quando pior, lotado de fotos...

    Enfim, é algo para se refletir

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Eu comecei a escrever resenhas há pouquíssimo tempo. Ainda tenho muito o que aprender, todos nós temos. É fato que desenvolvemos com a prática, muitas resenhas que fiz quando comecei o blog eu exclui, vi que não estavam tão boas, e fico feliz porque isso é um grande sinal de que estou melhorando com o tempo e consigo enxergar onde errei, onde tenho que melhorar e, principalmente, onde já melhorei!
    Adorei o seu post.
    Parabéns pelo blog.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diferente de vc não apaguei minhas resenhas antigas, assim posso acompanhar onde melhorei e seguir sempre buscando o melhor. Obrigada pelo comentário!!!

      Excluir
  6. Oi Aline!
    Acho super válida essa sua reflexão e é bom lembrarmos sempre de aperfeiçoarmos nossa escrita. As vezes sinto que estou falando demais e não expressando o que realmente queria nas minhas postagens, em outras me faltam palavras... é complicado e vai de blogueiro para blogueiro, de situação para situação. Mas concordo com os itens básicos que se devem ter em uma resenha...

    O que me lembra de tentar fazer um esqueleto para utilizar nas minhas resenhas, valeu por ajudar a me lembrar hahaaha

    Adorei sua postagem!
    beijos
    http://garotanaalcateia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Ni, adorei o post.

    Você se expressou muito bem e concordo em tudo com você. Acho que tenho muitoooo ainda a melhorar, mas procuro ao máximo ter em minhas resenhas tudo o que comentou, afinal é o que procuro em resenhas quando vou ler. Eu digo que quando vou escrever a minha resenha, tento me imaginar conversando com alguém sobre o livro, assim parece mais fácil..

    Beijos
    Fer

    ResponderExcluir
  8. Aline, adorei seu post! Venho pensando em falar a respeito lá no Universo Literário, inclusive, pois, assim como você, tenho percebido que muitas resenhas são meramente o resumo do livro. Acho que muitos de nós não são profissionais (eu não sou), mas é fato que uma resenha requer a uma opinião e o porquê da mesma. É importante que todos saibam disso, e que tentem melhorar a medida que desenvolvem mais e mais resenhas. Acredito que isso não é bom apenas para quem ler, mas principalmente para quem escreve, pois estará se aperfeiçoando no exercício de sua atividade enquanto blogueiro. :))) Amei o post.

    Abraços,
    http://www.universoliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu adorei o post, e concordo com você. Citou tudo que eu espero ver em uma resenha. Sem dúvida, a opinião pessoal do resenhista é o que mais procuro. Não gosto quando o resumo se estende demais, porque sempre corre o risco de ter um spoiler acidental.
    Também tenho visto algumas resenhas que só focam no texto do livro, sem expor a opinião do leitor, e isso é chato, pois ficamos sem saber se o livro é bom ou ruim
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi querida,
    Tudo bom? Esse é um tema que dá muito pano para manga como dizem. Sabe que desde que iniciei o blog venho tentado aprimorar minha resenhas, fazendo exatamente isso que você disse, o que eu gostaria de ler se fosse em outro blog, destacando alguns pontos principais e positivos. Realmente e infelizmente tem algumas resenhas que me dão vontade de chorar onde a pessoa simplesmente copia a sinopse do livro e diz em uma frase no final “eu gostei do livro”. Ou pior ainda são aquelas que contam coisas especiais da história que fazem acabar com todo o suspense da trama. Mas como você disse cada um tem seu jeito ne e vamos tentando melhorar mais a cada dia.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bom?
    Adorei seu texto e realmente precisamos refletir as resenhas que encontramos na blogosfera. Muitas vezes nem podemos chamar de resenhas, mas sim de resumos da narrativa de um livro. Acredito que temos que lançar um olhar mais crítico sobre as histórias que lemos. Isso é bom não só para o blogueiro, como também para os leitores.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?

    Gostei do seu texto, eu também acredito que uma resenha tem que conter as impressões de quem leu o livro e não apenas um resumo da história. Se estivéssemos procurando um resumo então era só ler a sinopse.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir