Gênero Literário - Ficção Científica!!!


 Oi gente bonita vocês devem lembrar que estou participando do Desafio dos Gêneros Literários.  E esse mês o gênero em destaque é o Ficção Científica. Convido todos a conhecer um pouco mais sobre ele: 
 
"Ficção científica é uma forma de ficção desenvolvida no século XIX, que lida principalmente com o impacto da ciência, tanto verdadeira como imaginada, sobre a sociedade ou os indivíduos. O termo é usado, de forma mais geral, para definir qualquer fantasia literária que inclua o fator ciência como componente essencial, e num sentido ainda mais geral, para referenciar qualquer tipo de fantasia literária."

Destaca-se que a plausibilidade baseada na ciência é um requisito obrigatório. Desse modo, a novela gótica Frankenstein (1818), de Mary Shelley e O Médico e o Monstro (1886), de Louis Stevenson, são considerados como ficção científica.

O Gênero Ficção Científica surgiu ao final do século 19, com os romances científicos de Júlio Verne, cuja ciência estava ao nível da invenção, e com as novelas científicas de crítica social de H. G. Wells.
Entre os maiores escritores do gênero podemos citar Arthur Clarke, Isaac Asimov, A. E. Van Vogt, J. G. Ballard, Ray Bradbury, entre outros. O enfoque destes autores inclui predições de sociedades futuras na Terra, análises das consequências da viagem interestelar e uma imaginativa exploração de formas de vida inteligentes e suas sociedades em outros mundos.

Ficção Científica é um termo mal compreendido. Trata-se de um “gênero” literário que apresenta histórias fictícias e fantásticas, mas cuja fantasia propõe-se a ser plausível, quer em uma época e local distante ou próximo, ou mesmo no aqui e agora. Lembrando assim que uma obra de Ficção Científica pode ser de qualquer gênero.

A grande diferença é que ela tenta convencer seu público de que as ideias que apresenta podem não ser possíveis no contexto atual, mas poderiam ser, valendo-se de uma explicação científica ou pelo menos racional. É diferente da Ficção Fantástica onde a preocupação de afirmar a viabilidade real de seus acontecimentos não ocorre, ou ocorre de forma não racional.

Três características que são usadas para explicar o que não seria possível no contexto atual são:
 
# Ambientação Futura.

# Inteligências não humanas: Extraterrestres, Intraterrestres, Interdimensionais etc.

# Inteligências Humanas: Gênios e Cientistas.
 

Está sendo muito interessante fazer essas pequenas pesquisas sobre os gêneros e subgêneros literários, assim, tanto eu quanto vocês, ganhamos mais informações sobre a estrutura das obras que lemos ou temos curiosidade de ler. Para quem quer ler ficção científica é preciso antes de mais nada ter receptividade a ideias novas e abertura a ousadias intelectuais. Fica a dica de mais um estilo para conhecer!!!

#‎desafiodosgeneros‬

Fontes: 


Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!

8 comentários:

  1. Aline!!! Ai, eu adoro esse gênero, principalmente quando a obra traz uma ambientação futura (meu favorito!!!). :D Achei o post bem completo e adorei as observações... e esse desafio é uma maravilha, pois nos faz ficar por dentro do que se tratam os gêneros. :)

    Abraços,
    http://www.universoliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, amiga!
    Esse é um gênero que não me identifico muito, já tentei ler alguns livros nessa linha, mas as leituras se tornam arrastadas e massantes. Talvez seja porque ainda não peguei um bom livro do gênero, por enquanto ainda não me encantei por ele. ;)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline!!
    Confesso que ainda me confundo com alguns gêneros literários...
    Estou adorando esse desafio e poder aprender as diferenças para não errar mais, quer dizer, espero não errar mais rs.
    Espero ler Júlio Verne algum dia, já vi muitas pessoas falando bem sobre suas obras!
    Beijos amiga e tenha um ótimo feriado :)

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ooiiiiêê
    eu não sabia bem o que era Ficção Cientifica,kkkk sou uma anta
    só li um livro desse genero e só fiquei sabendo que era, pq a propia autora me disse
    kkk
    Bjks, já estou seguindo
    Passa Lá Np Meu Blog Pleas: http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi querida,
    Adorei o post e saber um pouco mais sobre esse gênero, achei mega interessante a ideia.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Sempre é bom fazermos essas pesquisas para sabermos exatamente o que estamos lendo. Eu gosto muito de ficção científica, sempre gostei, mas ultimamente ela tem se juntado muito bem a fantasia e juntas tem feito um belo trabalho. Esse filme da fotinho é muito legal, mas mistura tanta coisa que fica complicado definir um estilo só. Eu curto muito esse estilo steam punk desse filme, mas ele tem muita fantasia também. Então é muito bom, pois acaba agradando a vários gostos ♥
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Aline!! *-*
    Adorei conhecer um pouco mais desse gênero que eu admiro tanto, mas ainda não li nenhum livro dos autores citados. Acredita que não conheço a narrativa do Verne?! Que vergonha...
    Estou amando essas suas postagens sobre os gêneros! (acho que já disse isso em outro comentário)

    Beijos
    http://garotanaalcateia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Ni.

    Amei sua explicação sobre o gênero. Acho que Dan Brown se encaixa também, eu acho, pelo menos rs. Adoro os livros dele.
    E amo Verne também. Gente Viagem ao Centro da Terra é perfeito, eu pensava o quando daquilo tudo realmente pode ser verdadeiro, durante a leitura, era perfeito.
    Não é um dos meus gêneros preferidos, mas já li muitas coisas que gostei.

    Beijossss

    Fer

    ResponderExcluir