Pistas Submersas (Doggerland #1) - Maria Adolfsson


(Cedido em parceria)
Faro Editorial
2020 - 366 págs
Sinopse: Skoob

Posso dizer que essa é uma sinopses mais que perfeita, deixa o leitor curioso e só revela o necessário do inicio da história. Podem ler sem medo até porque a minha resenha terá outro foco, não pretendo revelar nada que já foi dito na sinopse mas sim meu envolvimento com o livro, com a história e com os personagens ok!?

Sinopse:

"Bem-vindo ao mundo único de Doggerland! Uma nação formada por grande extensão de terras, hoje, a maior parte submersas, das quais restaram apenas três ilhas, localizada em algum lugar entre o Reino Unido e os países nórdicos. É lá que Maria Adolfsson cria o cenário perfeito para uma história arrebatadora.

Na manhã seguinte ao grande festival das ilhas de Doggerland, norte da Escandinávia, a detetive Karen Hornby acorda em um quarto de hotel com uma ressaca gigantesca, mas não maior que os arrependimentos da noite anterior. Na mesma manhã, uma mulher foi encontrada morta, quase desfigurada, em outra parte da ilha. As notícias daquele crime abalam a comunidade. Karen é encarregada do caso, algo complexo pelo fato de a vítima ser ex-esposa de seu chefe. O homem com quem Karen acordou no quarto de hotel... Ela era o seu álibi. Mas não podia contar a ninguém. Karen começa a seguir as pistas, que vão desenrolando um novelo de segredos há muito tempo enterrados. Talvez aquele evento tenha origem na década de 1970... Talvez o seu desfecho esteja relacionado a um telefonema estranho, naquela primavera. Ainda assim, Karen não encontra um motivo para o assassinato. Mas, enquanto investiga a história das ilhas, descobre que as camadas de mistérios daquelas terras submersas são mais profundas do que se imagina."

A tempos eu queria voltar a ler suspenses policiais e foi com os lançamentos da Faro editorial que voltei a esse estilo. Assim que li a sinopse de 'Pistas Submersas' fiquei mega curiosa para conhecer essa detetive e acompanhá-la na investigação desse crime. Confesso que fiz a leitura no mês de março em plena pandemia do corona vírus e acabei não conseguindo dedicar total atenção quanto a história merecia, mas todas as vezes que eu parava para ler minha atenção focava de tal jeito que não conseguia parar de ler. 

A narrativa da autora é bem detalhada, daquelas que faz o leitor imaginar o lugar, os sentimentos dos personagens e tudo que o está envolvendo e por isso o número de páginas aparenta ser demais, mas quando chegamos ao final da história percebemos que cada peça do quebra-cabeça foi mais que importante. Cada personagem, principal e secundários tem seu papel para o desenrolar dessa trama, que tem um final que me deixou de queixo caido, imaginei mil possibilidades, mas nunca passou pela minha cabeça o fim dado pela autora. Caramba!!! Agora fico mais que curiosa para acompanhar mais aventuras da detetive Karen Hornby em Doggerland.

Não posso deixar de destacar que a autora não perdeu a oportunidade de chamar atenção do leitor para a posição das mulheres na policia e em tudo que elas precisam fazer para serem respeitadas e reconhecidas com seu valor profissional. Mas como bem sabemos na prática essa luta está longe de ter um fim, mas como a detetive Karen fez, o importante é não baixar a cabeça, não desistir, fazer um trabalho de qualidade, que mais cedo ou mais tarde seu valor será reconhecido.

Fica a dica de leitura de um suspense policial maravilhoso cheio de reviravoltas e temas da vida social que vale a pena a reflexão. Aproveitem esse isolamento para ler o primeiro livro da série Doggerland da autora sueca que está cada dia conquistando mais fãs, não fiquei fora dessa lista. 

Fonte da imagem G1

"Karen foi sistematicamente deixada de lado quando os casos mais interessantes eram designados, ignorada em reuniões com frequência, ridicularizada porque lhe faltava a experiência das ruas. Ter completado com sucesso seu treinamento policial, passado seis meses em serviço e ser graduada em criminologia pela Universidade Metropolitana de Londres _ nada disso importava em comparação aos anos que seus colegas tinham gasto patrulhando as ruas de Doggerland até criarem bolhas nos pés. 

O fato de Karen, enconrajada pela pergunta direta de um jornalista, ter confirmado que a igualdade de gêneros dentro da força policial de Doggerland deixava muito a desejar não ajudou nem um pouco a aumentar sua popularidade junto a seus superiores. Ela ainda era estudante na academia de polícia quando deu essa declaração, já fazia vinte anos, mas isso não parecia fazer diferença nenhuma. Para o crime de cagar onde você come, nas palavras de Kvarnhammar, não existe prescrição." pág.78

9 comentários:

  1. Ainda não tive a chance de ler essa obra, mas fiquei curiosa desde quando vi um post seu falando que estava lendo. E, pelo que percebi, apesar da leitura ser bem detalhada, ela não é cansativa, né? Fiquei ainda mais curiosa por isso!

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  2. Olá, adoro esse gênero de leitura, gostei muito da resenha e dica, vou procurar mais a respeito do livro espero que possa ler em breve!

    ResponderExcluir
  3. Oi Line,
    Eu vi bastante divulgação deste livro! Eu AMO suspenses policiais. Sempre acho que estou participando da história kkkkk Adorei a sua resenha e já quero muito ler essa obra.
    Beijos
    Lu
    Blog OnlyLu

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Uau, parece ser um livro e tanto! Estou me arriscando nesse gênero esse ano, então com certeza esse já vai para a minha listinha, haha. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  5. É uma dica interessante com temas que tenho gosto e que mesmo sendo detalhado, parece não trazer um lado cansativo para a história, quando se torna massiva e nos faz desistir. Gostei da resenha e vou procurar sobre. Não conheço a autora e tenho pouco contato com as obras da Faro, mas pelo visto vou precisar ter atenção neles.

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline.

    Adorei conhecer este livro através da sua opinião e saber que é um suspense policial que despertou minha curiosa. Já estou adicionando na lista de desejados da Faro Editorial. Parabéns pela resenha e obrigada pela dica.

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Confesso que nunca ouvi falar dessa escritora, mas o livro dela é de um gênero que me atrai muito. Espero ter a oportunidade de lê-lo

    ResponderExcluir
  8. Oi Aline!
    Também sou muito fã de suspenses policiais que cria um mistério na investigação, ainda não conhecia esse livro mas o que me chamou a atenção foi que logo vimos que álibi do principal suspeito é a própria detetive que está investigando o caso, então ela tem que dedicar-se a provar a inocência do homem que coisa kkk. Parabéns pela resenha fiquei curiosa sobre a história e saber como termina a mesma, obrigado pela dica, bjs!

    ResponderExcluir
  9. Aline, estou louca para ler esse livro, já tinha Amado a sinopse e ficado curiosa,mas sua resenha me deu a certeza de que vou curtir a leitura!!!

    ResponderExcluir