Malas, Memórias e Marshmallows - Fernanda França


Editora: Rai editora
2012 - 320 págs
Sinopse: Skoob
Lido pelo Kindle Unlimited 

Lembro que desde o lançamento desse livro fiquei curiosa para ler, mas como tudo na vida só acontece quando tem que ser, corcordam!? Consegui ler oito anos depois, mas como diz uma amiga minha, relaxa que livro não tem prazo de validade. O importante é que ele consiga tocar suas emoções quando você embarcar na história dele. E foi exatamente isso que senti, me identifiquei logo de cara com a protagonista, não pelo seu jeito maluco de ser mas pelos seus questionamentos profissionais e emocionais. Fiquei louca para dar uns sacodes nela quando suas escolhas a levaram para caminhos de relacionamentos abusivos, mas vibrei com seus momentos de conquistas e superação. Acredito que todos que gostam de romance e chicklits irão amar essa leitura, leiam e se permitam aprender junto com Melissa o que realmente devemos valorizar na vida. Fica a dica de nacional maravilhoso.

Com uma narrativa leve, rápida e envolvente, desde as primeiras páginas, 'Malas, Memórias e Marshmallow' nos conta pela ótica da jovem Melissa, 23 anos, Jornalista que foi demitida no dia do seu aniversário e isso a fará repensar toda sua vida, já que foram três anos de dedicação a um lugar que não teve nenhuma consideração por ela nem na hora de mandá-la embora. Então ela pensa, vou curtir meu aniversário e depois eu penso no quê farei da vida a parti de agora. Só que quando entra no elevador do prédio pensando na sua festa surpresa de aniversário, ela encontra um homem lindo que ela nunca tinha visto, um novo vizinho!? Ela não teria como saber, já que nunca prestou atenção em ninguém do prédio, mas o rapaz está com um monte de coisas nas mãos, além de um cachorro.  Ela também está cheia de coisas nas mãos, enfim garanto que foi uma das cenas mais estranhas e engraçadas que já li, isso porque me coloquei no lugar deles (imagine a confusão que acontece quando o cachorro se empolga no elevador!? Leiam!!!)

Depois disso acontece de tudo um pouco na vida dessa jovem que já teve perdas familiares que a marcaram pra sempre e agora essa decepção profissional. Tudo parece perdido quando sua nova amizade com o maluco do elevador lhe apresenta uma luz no fim do túnel. Ela começa a trabalhar como jornalista free lancer para a empresa onde Theo trabalha e logo em seguida está viajando pelos Estados Unidos da Amércia sem nem falar inglês. Pense nas confusões que essa jovem entrará, mas ao mesmo tempo penso que ela tem um anjo da guarda forte porque consguiu fazer amizades verdadeiras em momentos inusitados e conseguiu conservar as antigas mesmo a distância.

Ela aprenderá muita coisa nessa jornada e se descobrirá mais forte do que imaginava. Além de perceber que não precisa ter controle de tudo para ser feliz e se sentir viva e feliz. Muitas vezes a vida nos surpreende com coisas melhores do que jamais fomos capazes de imaginar. Gostei demais e agora não vejo a hora de ler a continuação 'Bolsas, Beijos e Brigadeiros' que já tenho aqui em casa.

Os capítulos são divididos pelo nome dos lugares visitados por Melissa e uma breve explicação sobre localização e atrativos turísticos. Não posso esquecer de falar dois pontos que a autora destaca dentro da história, o primeiro é sobre os perigos dos relacionamentos abusivos, precisamos ter cuidado com o nosso nivel de carencia e autoestima caso contrário podemos não perceber quando um relacionamento não está mais nos fazendo bem e acabar nos acostumando ao ruim, por medo da mudança etc. Outro ponto é sobre maus tratos animais, adoção de pets e responsabilidades em geral desse pequeno ser. Achei muito importante e interessante a autora tocar nesses assuntos que ainda são tão atuais. Ou seja, dá sim para se posicionar mesmo que sem tanto aprofundamento, em um livro leve mas com críticas e alertas sérios.

É isso minha gente, essa postagem está enorme mas é que amei tanto o livro que dá vontade de falar tudo que senti e pensei sobre ele. Leiam e entendam porque não consegui ser mais sucinta.




"As decisões mais difíceis são aquelas que envolvem o coração."

"Ser feliz também é uma escolha. Pode ser que no processo você se perca e pergunte se está na rota certa, mas muitas vezes você nem escolhe a estrada: é ela que te escolhe."

"Três anos da minha vida jogados no lixo como todo jornal de ontem."

"Engraçado era saber que quase sempre era eu quem estragava tudo com minha mania de dizer o que penso."

"Sinceramente, não sei como nunca percebi que eu tinha vizinhos. Eu vivia em um mundo particular tão falsamente perfeito que não precisava de vizinhos."

"Enquanto eu olhava para o tamanho daquele homem e como seus braços eram fortes para carregar aquele vaso, notei que seu olhar era doce e seu sorriso simpático, um comtraponto que pode ser chamado de charme."

"Percebi, então, que tinha medo da mudança. O que me assustava era não saber o que viria em seguida. Eu me sentia mais segura com meus planos. A mudança atrai, empolga e fascina, ao mesmo tempo em que o medo a acompanha até que aconteça."

"Era uma sensação reconfortante descobrir que alguém gosta de você quando sua vida está um caos."

"Me sentia muito sozinha naquela cidade imensa. Parecia que tudo estava errado e se eu pudesse escolher, acho que sumiria da minha própria vida. Eu queria viajar pelo mundo."

"Eu queria conhecer o mundo e se, para isso, precisasse ficar sozinha para sempre, eu ficaria. Bom, não para sempre, mas naquele momento talvez."

"Sonhar o sonho impossível. Combater o inimigo imbatível. Suportar uma dor insuportável. Ir aonde os corajosos não se atrevem a ir."

"Era o sonho da minha vida - viajar o mundo e escrever sobre ele."

"Quem disse para você que a vida é fácil? Mas pode ser divertida."

"Fui explorar, pela primeira vez na vida, uma cidade sozinha. Eu e minha câmera."

"Eu estava empolgadíssima com a ideia de viajar sozinha, de explorar o mundo e ganhar dinheiro com a viagem era a última das preocupações. Mas eu faria o trabalho como nunca havia feito nenhum outro."

"Quantos de nós temos coragem de construir o próprio sonho?"

"Existe um momento na vida em que precisamos optar pelo que parece certo a fazer e o que queremos de verdade."

"Ele sorria de uma maneira que me deixava desnorteada. Apesar de ser desenvolta em muitas situações, aquele rapaz me deixava sem ter o que dizer e eu não sabia se aquilo era bom."

"O que aquele homem tinha de tão especial que me atraía? Por que ele era de poucas palavras, mas todas surtiam efeito impactante sobre mim?"

"Eu definitivamente tinha medo de relacionamentos que podiam resultar em casamento."

"Me questiono se o amor é assim, sereno, ou se é uma montanha-russa de emoções."

"As melhores histórias não estão nas paisagens, mas no que as pessoas podem contar sobre elas."

"Eu tinha receio de ficar estacionada no mesmo lugar por anos e em igual proporção cautela para tirar os pés do chão."

"Entre listas e tabelas para ajudar a minha pouca memória, aprendi que 'Enquanto o homem planeja, Deus ri'. Decidi que deixaria a vida escolher o meu caminho."

"A palavra desculpa só tem poder de mudança quando é sincera."

"Por um instante, pensei em que lugar eu havia deixado a Melissa forte, decidida e que fala o que pensa sem medo de ninguém."



"Maluco, pra mim, é quem vive a vida sem se divertir."



"As surpresas dos destino podem ser melhores do que os nossos próprios planos."



"Por que as pessoas ficam com outras mesmo quando não se sentem bem, felizes, realizadas e completas?"



"Se você fotografar somente com os olhos, terá uma foto boa. Se fotografar com o coração, terá uma foto especial."



"E quando tudo está perdido é quando mais podemos arriscar, porque só temos a ganhar."



"A beleza de cada lugar é ele ser como é, sem artifícios."



"Um amigo nem sempre tem a palavra certa para dizer, mas o que nos faz sentir melhor é saber que está ao nosso lado. É como uma fórmula mágica."



"Passado todos temos. O que difere uma pessoa da outra é como lidamos com ele. Podemos manter algumas boas memórias e fazer das ruins um aprendizado. Ou uma boa piada."



"Realizar o meu sonho com você é melhor do que o próprio sonho."



"O amor verdadeiro incentiva os nossos sonhos."



"Eu tenho liberdade e com a minha liberdade eu escolho ficar com você. Porque liberdade não é sair sem ter para onde ir, mas saber que há sempre para onde voltar."


6 comentários:

  1. Realmente, livros não tem prazo de validade, achei um amarelado aqui em casa que era do meu irmão rs.
    Achei a história fofa, adoro essas reviravoltas, conhecer gente maluca e ser feliz depois de uma decepção (principalmente com emprego, pq lembra eu)
    Bjs floooor

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Não conhecia esse livro ainda, mas fiquei bem curiosa para ler, pois adoro histórias leves que abordam temas mais sérios. Adorei a resenha e a dica!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Adoro ver a empolgação das pessoas quando uma história conquista. Não conhecia o livro, mas pude ver que seria uma leitura muito agradável para mim. Dica mais que anotada, e aliás, amei demais cada quote (sou a doida dos quotes haha). Ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline.

    Pela sua resenha o livro parece ser bem cativante e lembrou bastante um chick-lit. Vou adicionar na lista de desejados e espero que eu possa lê-lo o mais rápido possível. Estou bem curiosa pelo enredo. Obrigada pela dica.


    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline!!

    Eu não conhecia o livro e nem a autora, mas, a história parece ser aqueles clichês bem gostosos de ler e que corre sem a gente nem perceber!! Que bom que a leitura se mostrou proveitosa para você, é sempre bom encontrar um livro que nos faz tão bem!!

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
  6. Aline, não conhecia o livro, mas logo no inicio, ao saber das dúvidas e dilemas da personagem, já fiquei curiosa, sua resenha me encantou e já adicionei o livro na minha lista de "quero ler"

    ResponderExcluir