O Duelo dos Reis - Joe Abercrombie


A Primeira Lei - Livro 3
Autor: Joe Abercrombie
Editora: Arqueiro
(cortesia)
2015 -
568 págs


Minha história com essa trilogia começou em 2013 quando soube de seu lançamento. Lembro que pensei que seria interessante conhecer um novo estilo (fantasia épica), sair da minha zona de conforto e trazer algo diferente para os leitores do blog!!!??? Mas o enredo e a narrativa não foram o que eu esperava e percebi que a leitura não fluía do jeito que eu gosto; mesmo assim persisti, coloquei como meta concluir essa série e continuei solicitando. Mas quando o terceiro livro chegou eu simplesmente não conseguia progredir na leitura, não conseguia conexão com a história e seus personagens. Senti como se tivesse lendo mais do mesmo =\ nunca demorei tanto para terminar a leitura de um livro, vejam aqui no meu histórico de leitura do skoob:

No início do ano tentei e parei várias vezes até decidi adotar a ideia da amiga blogueira Fran do Universo literário #LeituradeDomingoUL Dessa forma lia um pouco a cada domingo e assim consegui fazer as coisas acontecerem. Já no fim do livro decidi que queria terminar ele logo e li um pouco todo dia e nem acreditei quando em plena sexta 13 conclui a leitura e senti um grande alívio. Sabe aquela sensação de dever cumprido!!!??? 

Afinal não deixa de ser um compromisso, já que é um livro de parceria. Agradeço demais a Natália, meu contato na editora Arqueiro pela paciência e compreensão. Sei que nem poderei fazer uma resenha técnica sobre a história e seu enredo porque não consegui me conectar com a mensagem do autor; mas espero que minhas impressões e experiência sejam interessantes para vocês.


Link resenhas: O Poder da espada (minha primeira resenha foi até positiva, foi uma primeira impressão e esperava que nos próximos as coisas fossem mais empolgantes e ágeis) e Antes da Forca (apesar do segundo não ter evoluído muito na questão da narrativa ele trouxe um pouco mais de detalhes sobre a guerra e seus envolvidos). 

Nesse terceiro livro a guerra chega ao fim após muitas mortes e alianças inusitadas, mas deixa claro que nada mudou, apenas a dança das cadeiras dos líderes é que mudou. Mesmo com um novo rei tentando melhorar as coisas para a população ("O povo tem sido bom conosco. Ele nos ajudou a chegar ao poder e sofreu em nosso nome. Um governo deve oferecer algo a todo o seu povo, não é? Quanto mais simples, quanto mais pobre, mais ele precisa da nossa ajuda. Um rei é tão rico quanto seu súdito mais pobre, não acha?" pág. 549) ele acaba não recebendo o devido apoio de seus conselhos para colocar suas ideias em prática. E por fim o pior de tudo é que o principal mago na história se mostrou um ser desprezíveis, manipulador e egoísta.

Em O Duelo dos Reis, assim como nos livros anteriores encontrei vários momentos em que os personagens fazem reflexões sobre a vida, que podem ser usados também fora do contexto da história. E esse foi um dos pontos positivos que achei na leitura. Veja alguns aqui:

"Os que morrem no campo de batalha são, de certa forma, os poucos sortudos. Jovens para sempre. Gloriosos para sempre." Pág. 555

"Os amigos são pessoas de quem a gente finge gostar para tornar a vida mais suportável. Homens como nós não precisam desse tipo de indulgência. Nós somos medidos por nossos inimigos." Pág. 558

"A liberdade é superestimada. Todos temos nossas responsabilidades. Todos devemos alguma coisa a alguém. Só quem não tem valor é inteiramente livre. Quem não tem valor e quem já morreu." Pág. 560

"Sabe o que é pior do que um vilão? Um violão que acha que é herói. Não há nada que um homem assim não faça, e sempre arranja uma desculpa." Pág. 566

Agora uma coisa posso falar, o autor conseguiu deixar os personagens e as situações vivenciadas por eles tão verdadeiras que em vários momentos, principalmente da guerra fiquei com mil sensações, entre elas medo e asco (torturas e violência) e com certeza não existem violões preestabelecidos, cada ser é testado em seus limites.

Como falei na minha primeira resenha uma coisa que me chamou atenção foram os poucos personagens femininos, apesar de nesse terceiro livro aparecerem mais algumas porém ainda são poucas em proporção aos masculinos.

Confesso que outro ponto que me deixou chateada foi que no final da história tive a impressão que a série não terminou, senti a existência de alguns ganchos para possíveis continuações. Mas aprendi minha lição, não pretendo ler mais nada do autor simplesmente porque prefiro enredos mais objetivos e conclusivos. Mas se você gosta do estilo leia e formule sua opinião, ok!!!???

O aprendizado que tiro dessa experiência é que antes de me aventurar por estilos diferentes preciso pesquisar melhor sobre a opinião de pessoas que assim como eu não tem o hábito de ler o estilo em questão porque para quem já é fã de fantasias épicas só irão elogiar o mesmo. 

Como o próprio George R.R. Martin, autor de A Guerra dos tronos diz: "você não vai conseguir parar de virar as páginas." Discordo, para mim foi difícil virar as páginas porque a narrativa nem sempre era ágil, tinha seus momentos empolgantes, mas nada que me deixasse ansiosa por mais. E seus vários núcleos se revezavam numa frequência constante, para dar uma noção do que estava acontecendo ao mesmo tempo em várias partes do mundo em questão, mas para mim esse recurso quebrou a agilidade do texto, mas essa é minha opinião ok!!!??? Para quem leu e gostou fico feliz porque o que seriam dos autores e seus estilos variados se não fossem os leitores e seus gostos diferentes???.

É isso espero que tenham gostado de acompanhar minhas desventuras pelos livros do Joe Abercrombie e sua Primeira lei!!!


P.s. Fonte imagens Google!!!

 Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!! 
 Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!?

8 comentários:

  1. Amiga, que bom que você conseguiu concluir a série!!!
    Sempre é bom sair da nossa zona de conforto, mas acredito que devemos fazer isso aos poucos. Mas fico feliz em ver que você conseguiu tirar aprendizado dessa experiência, pois isso já vale muito! :)
    Como você bem sabe, também não estou acostumada com esse gênero e essa não é uma trilogia que eu tenho vontade de ler, mas se o George R.R. Martin disse isso acredito que essa é uma ótima dica para os fãs do gênero!!
    Beijos querida e parabéns pela leitura!!

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Aline, que bom que conseguiu finalizar a trilogia eu vejo isso sempre como aprendizado e desafio, muito livros tem uma certa complexidade e para o leitor gostar tem que haver afinidade! Mas gosto dessas leituras que instigam e trabalham nossa cabeça! Eu ainda não tinha lido nenhuma resenha desse livro, interessante a premissa, mas por agora vou deixar passar! Bjkas

    ResponderExcluir
  3. Olá Aline!!
    É uma tortura quando pegamos para ler um livro que não faz com que a gente se empolgue, se conecte e sinta a trama!!
    As capas são lindas, mas fiquei receosa, por mais que que a história seja entediante se a escrita souber cativar a leitura flui!!
    Parabéns pelo termino da trilogia!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Alinee!!!
    Ufaaaa sei bem como é a sensação de terminar um livro custoso hahahaha.
    Tô passando esta situação com Eu te darei o sol!
    Não consigo me conectar com a história de jeito algum...aff
    Mas faz parte né..
    A premissa deste livro não me cha atenção, acho que ia ser uma leitura cansativa p mim tb, nunca li fantasia épica!
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline, tudo bem?

    Fico feliz que mesmo tendo sido difícil, não tenha desistido da leitura. Sei que ler algo fora da nossa zona de conforto geralmente é complicado, mas que outra forma de saber se vamos gostar ou não, se não tentarmos!? Bom, eu não sou muito fã de fantasia épica, já li os 2 primeiros livros das "Crônicas de Gelo e Fogo" e até gostei, mas não foi uma leitura fácil e a quantidade de personagens me deixa confusa, e acabei abandonando o terceiro.

    Mas fico feliz de saber que o livro trás algumas boas reflexões e dá para se conectar com os sentimentos dos personagens. Livros assim tem mesmo poucos personagens femininos, e nossa, ler um livro desse tamanho e ainda ter a sensação de que não ficou completamente terminado deve ser péssimo.

    Parabéns pela persistência e pela resenha sincera!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bom?
    Não tenho o costume de ler livros desse gênero justamente porque acho as tramas morosas demais e essa narrativa parece ser exatamente dessa forma. Não me interessei pela história, mas conhecia a série antes.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Aline, tudo bem?
    Nossa, que saga foi para terminar essa série não é mesmo?! Tempos atrás pensei em ler os livros dessa série, mas como não costumo ler esse gênero, preferi não tentar me aventurar com medo de acontecer o mesmo que aconteceu com você. Pena que a leitura não foi fluída, mas ao mesmo tempo que bom que conseguir cumprir com seu papel de parceiro e terminar o livro.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem? Eu não conhecia este livro e nem o autor. Não é bem o meu estilo de leitura. Sei bem como é passar quase o ano todo tentando ler um livro. Não gosto quando isso acontece, mas também não gosto de deixar livros inacabados rs.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir