A Herdeira - Mariana Ribeiro!!!


Editora: Independente
Adquira: Amazon
(Ebook em parceria)
2018 - 542 págs.
Sinopse:  Skoob

No ano passando quando esse ebook foi lançado, fiz a leitura dos cinco primeiros capítulos e publiquei minhas primeiras impressões (link abaixo) e posso garantir que minhas expectativas foram superadas com a leitura. Por se tratar de um livro grande, garanto que tive um relacionamento com ele e devido a correria da vida tive que criar uma rotina de leitura para concluir o mesmo. Você pode pensar que foi uma experiência ruim, mas afirmo que não e hoje após concluir a leitura sinto falta dos personagens e fico pensando em como a vida deles está caminhando. Então penso que livros mais extensos, quando tratam de assuntos relevantes, acabam por marcar o leitor e se tornar inesquecíveis. 

Como falei anteriormente nesse livro iremos conhecer a Lady Maria Luísa Natalie Callaghan Queiroz de Castilho, que além de ser fora dos padrões da época fisicamente (alta, magra, cabelos loiros e lisos, olhos azuis escuros e pele clara) era também em suas atitudes e escolha de vida. Diferente de todas as moças da época que desejavam casar o quanto antes ela sonhava em fazer a diferença no mundo como enfermeira, isso não era comum para jovens de classes sociais alta. Após concluir o curso de enfermagem e voltar ao Rio de Janeiro ela vai trabalhar voluntariamente na 'Santa Casa da Misericórdia' onde seu pai é um dos provedores. Mas ao chegar lá já sofre preconceito das 'Irmãs de Caridade' que fazem de tudo para limitar sua ação dentro do hospital. Esse será apenas um dos primeiros pontos de dificuldade na vida de Maria Luísa. 

No hospital Maria Luísa irá conhecer o Tenente Martim e eles logo se envolverão e esse relacionamento já começará proibido, já que moças de famílias nobres costumavam casar com rapazes de família nobre e tudo fica mais complicado quando o pai dela a informa que ela ficará nova do inglês William Chamberlain, o Duque de Westminster. Por fim a guerra do Paraguai tem inicio e o tenente Martim é convocado.

Como o enredo desse livro se desenvolve em vinte e cinco anos de história, garanto que esse triangulo amoroso passará por muitas situações que farão o leitor se chocar, vibrar, torcer, se emocionar e se questionar várias vezes. Confesso que ao longo da leitura cheguei a desconfiar da maioria dos personagens, mas a medida que tudo ia se desenvolvendo e sendo explicado fui 'montando as peças do quebra-cabeça'.

Eu confesso que torci pelo Duque William devido seu jeito paciente e compreensivo com Maria Luísa. Claro que no inicio devido tudo que ele passou ele me deu muita raiva, mas compreendi que várias atitudes tomada por ele eram vistas como normal para os homens na sociedade da época, mesmo assim eu torcia por ele.

Alguns dos assuntos em que a vida de Maria Luísa, Martin e William abordarão: Intrigas familiares e políticas, ambição, casamentos arranjados, traições, exílio, separação (como era na época), as viagens para outros países de navio a vapor, realidade na Cidade do Cabo (África), adoção, realidade nas minas de diamante, luta pelos direitos dos mineiros, suspense relacionado a várias tentativas de assassinato, posição da mulher na sociedade, leis para filhos fora do casamento, a transição entre abolição da escravidão e proclamação da república e muito mais.

Maria Luísa começa essa história como uma jovem que não desejava casar, a não ser que fosse por amor, mas sua prioridade era fazer a diferença na sociedade ajudando como enfermeira. Depois faz de tudo para viver um amor impossível e sofre as consequências dessa escolha. Onde ela esteja sempre tenta ajudar os menos favorecidos, mesmo que para isso acabe se colocando em perigo. Com o passar dos anos ela acaba amadurecendo e percebendo que não tem problema retomar caminhos antes considerados ruins, mas que na realidade eram os melhores a seguir, isso porque reconhece que os sentimentos mudam de acordo com as atitudes das pessoas. 

Por amor Maria Luísa fez o que acreditava certo e pagou caro por isso, tomou atitudes polêmicas durante toda sua história (confesso que tive altas brigas com ela kkk) mas acabou aprendendo com as situações e perdoando muitas pessoas que a tinham prejudicado ao longo de sua vida. Confesso que até a última página ela me fez ficar com o coração na mão, mas quando você conhece toda trajetória de vida da pessoa, analisa por vários ângulos, coloca na balança a época em que ela vivia e acaba por entender ou pelo menos aceitar as escolhas e rumo que tomou.

Até onde você iria por amor!? E por quanto tempo você seria capaz de esperar por esse amor!? Você seria capaz de perdoar uma traição? 

Achei muito interessante também a mudança de expectativa quando percebemos que o suposto vilão da história não era tão vilão assim. E o 'mocinho' tinha outra prioridade na sua vida que não o amor.

Queria comentar cada detalhe aqui com vocês, mas como não é possível posso garantir que esse livro abrange tanto detalhes políticos e sociais, já que é um romance histórico. Mas o foco nas atitudes dos personagens também tem seu peso, já que elas que nos farão passar por vários cenário como guerras, viagens de navios, vida na África e transição política no Brasil etc. Garanto que essa história e esses personagens são daqueles que irão abalar seus sentimentos e paciência da primeira a última frase (usei muito essas palavras: 'como assim!!?? Não acredito!!! Meu Deus!!!). Enfim leiam e formulem suas próprias opiniões sobre esse Romance Histórico nacional sem igual!!!


Outras postagens sobre o livro:

Divulgação de lançamento aqui!!!
Primeiras Impressões aqui!!!


Obrigada pela atenção!!!
Deixem suas impressões nos comentários ok!!??

7 comentários:

  1. Querida amiga e parceira,

    Fico imensamente feliz em saber que você gostou da história. A sua resenha é uma das mais completas feitas sobre o livro e por isso espero poder dar continuidade à nossa parceria nos próximos lançamentos.
    Que bom que a história te marcou, muito obrigada pela sinceridade!

    Bjos,
    Mariana Ribeiro

    ResponderExcluir
  2. Oi, amei conhecer esse livro pelo seu post. Achei super interessante o fato de ele se passar em mais de um cenário e ter esses panos de fundo históricos, parece ter um enredo muito rico.

    ResponderExcluir
  3. Interessante a história, acho que o desenrolar por tanto tempo faz a gente ficar íntima dos personagens e até entender melhor suas escolhas e as consequências delas. Parece uma ótima leitura.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline.

    Eu não conhecia este livro digital que você leio. Eu li poucos livros do gênero romance histórico este ano, mas vou adicionar na minha lista de desejados. Achei a história bem interessante. Parabéns pela resenha e obrigada pela dia.

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Olá tudo bem, gostei muito da resenha e considerações sobre o livro, não o conhecia e adorei saber sobre a parte histórica da obra e por ser nacional tem um peso significativo, espero ter a chance de ler!

    ResponderExcluir
  6. Jesus que nome grande kkk tadinha!!
    Eu amo romance de época, inclusive faz tempo que não leio um .. as pessoas tem medo de livros grandes, eu amo ... a leitura dura mais e se for uma leitura boa, é muito prazeroso se manter mais tempo com os personagens!

    Dica anotada

    Beijokas

    ResponderExcluir