Virtuosismo Moral (Grandstanding) - Justin Tosi e Brandon Warmke

 

Editora: Faro Editorial
(Cortesia em parceria)
2021 - 254 págs.
Sinopse: Skoob

Confesso que o que despertou meu interesse na leitura desse livro foi o subtítulo 'As ideias por trás dos cancelamentos, boicotes e difamações nas redes sociais' mas ao inciar a leitura percebi que ela iria abordar algo muito mais amplo até chegar nas atitudes das pessoas na internet. Não foi uma leitura fácil, essa é daquelas que precisa ser lida com calma, principalmente se você não tem conhecimento pelo assunto, mas que quando você pega o ritmo e começa a entender como os autores estão te mostrando a raiz do problema, tudo começa a fazer sentido e você fica sedento na leitura. Mesmo sem muito tempo livre consegui ler um pouco por dia e concluir a leitura. Hoje venho contar um pouco mais das minhas impressões e sobre o que os autores discursam. Vamos lá!!!

Logo no prefácio os autores informam que o livro oferece um diagnóstico para o mau comportamento no discurso moral público, seja na vida real ou na virtual. "Grande parte do nosso discurso é destestável porque consiste em grangstanding moral (exibicionismo moral = uso do discurso moral para fins de autopromoção)." Eles reforçam também que esse exibicionismo não está associado a nenhum ponto de vista político.

"Hoje é mais fácil do que nunca encontrar público para todo e qualquer pensamento que você tenha, e para transmitir a sua mensagem. Centenas de milhões de indivíduos possuem uma forma para falar imediatamente a centenas, milhares e até mesmo milhões de pessoas. Por esse motivo, também há mais competição do que nunca pela atenção dos outros. Para se destacar, você as vezes precisa fazer alguma coisa especial." e é ai que muitos usam do grangstanding moral para receber apovação das pessoas do grupo a que fazem parte ou desejam fazer.

Os autores deixam claro que "discurso moral" é toda comunicação que trata questões morais como justiça, direitos humanos em geral, tudo relacionado ao certo e errado nas relações humanas. Mas seu uso irresponsável tem gerado situações de humilhação, intimidação e ameaças. O real "discurso moral tem uma missão a realizar: ajudar-nos a nos tornar pessoas melhores, a tratar os outros como devido respeito e a fazer do nosso mundo um lugar melhor para viver."

"Nossos feeds das redes sociais estão cheios de pessoas tentando provar que se encontram do lado certo da história. Graças a elas, o debate público se tornou uma guerra pela superioridade moral." 

Acima de qualque coisa esse livro nos faz refletir como estamos nos posicionando diante dos conflitos sociais, seja no nosso dia a dia com a família, vizinhos, colegas de faculdade, colegas de trabalho ou com todos que nos relacionamos nas redes sociais. Você tem o livre arbítrio de se envolver ou não nas infinitas causas levantadas na atualidade, mas você é responsável por suas atitudes e com as consequências delas. A partir do momento que você decide entrar no 'vale tudo' de discussões com o intuito de se mostrar superior ao outro, você está escolhendo correr o risco de causar danos, muitas vezes irreparáveis, na vida da pessoa. 

Então te convido a ler esse livro e absorver todas as dicas dadas pelos autores para você perceber quando alguém está agindo de forma a se autopromover moralmente e claro evitar seguir esse caminho tão equivocado. "Os autores mostram como podemos reconstruir o espaço para um debate público do qual valha a pena participar." Fica a dica de leitura atual, interessante e provocadora.



Nenhum comentário:

Postar um comentário