O Ano da Leitura Mágica - Nina Sankovitch

 


Editora: Leya
2011 - 230 págs
Sinopse Skoob

Já faz muitos anos que tenho esse livro e como estou tentando ler os livros parados na minha estante esse simplesmente me chamou. Na época que comprei esse livro, comprei no site das americanas, estava montando minha biblioteca e por isso não tinha muita experiência de conferir quando chegava em casa e por isso só tempos depois percebi que veio faltando páginas, pelo menos três capítulos, mas que graças a Deus não influenciou na minha coneção com a história, parece até que me deixou mais atenta na leitura para não deixar passar nada. Posso dizer que a narrativa é envolvente e eu não conseguia parar de ler até acabar o capítulo e marquei muitas parte, vou deixar aqui os principais trechos para vocês terem uma noção.

Sinopse: "Um desafio: ler um livro por dia durante um ano. Você aceita? Essa foi a promessa que Nina Sankovitch fez a si mesma. Após perder a irmã mais velha para o câncer, e embora precisasse cuidar dos quatro filhos e lidar com os percalços que fazem parte do cotidiano de uma grande família, Nina cria uma jornada para si mesma: ler um livro por dia durante um ano inteiro. Nesse verdadeiro sonho literário, nossa heroína descobrirá que o ano de leitura mágica mudará tudo ao seu redor e que os livros são uma ótima terapia.

O ano da leitura mágica também conta a história da família Sankovitch: o pai de Nina, que escapou da morte por um triz na Bielo-Rússia durante a Segunda Guerra Mundial; os quatro ruidosos filhos, que lhe recomendavam livros ao mesmo tempo que a ajudavam a cozinhar e a limpar a casa; e Anne-Marie, sua irmã mais velha e inspiração, com quem Nina compartilhou os prazeres da leitura, mesmo em seus últimos momentos de vida."

Essa sinopse diz tudo para você ter uma noção do que esperar dessa leitura e garanto a vocês que ela só tem a acrescentar, junto com a autora percebi que diferente do que muitos pensam e falam, podemos sim através da leitura adquirir experiência com a vivência e o exemplo dos outros. Como a autora diz, ela conseguiu passar pelo seu luto lendo sobre outras pessoas que também aprederam a conviver com a ausência de alguém amado. De uma forma geral ela mostra como sua família se ajudaou para superar a perda e como cada um respeitou o limite do outro, entendo que cada um tinha sua forma de lidar com essa fase. Garanto que foi uma leitura inspiradora, daquelas que te ajudam a lidar e superar suas dores também. 

O ano da leitura mágica ganhou um lugar especial no meu coração e na minha estante. A autora compartilha com o leitor suas impressões sobre o que está lendo e como cada leitura toca seus sentimentos e crenças. Espero que todos possam ler essa história transformadora!!!


<< Quotes >>

"Um livro é um jardim, um pomar, um tesouro, uma festa, um companheiro, por assim dizer, um conselheiro, vários conselheiros." Henry Ward Beecher - pág.7

"As palavras têm vida e a literatura se torna uma fuga, não da vida, e sim para dentro da vida." Cyril Connolly - pág.23

"Eu estava com medo de viver uma vida que não valesse a pena. Por que eu mereço viver enquanto minha irmã teve que morrer? Eu agora era responsável por duas vidas, a da minha irmã e a minha, e, droga, que a minha vida fosse boa! Eu tinha que viver com esforço e completamente." pág.24

"Eu não podia me livrar da tristeza. Eu não podia garantir a minha própria vida nem a de ninguém. Eu não podia  garantir que todos estivessem a salvo e felizes." pág.24

"Livros. Quanto mais eu pensava em parar e voltar a ser uma só pessoa sã, mais eu pensava nos livros. Eu pensava em fugas. Não correr para fugir, e sim ler para fugir. (...) uma fuga de volta à vida." pág.25

"O único modo de suportar a solidão daquele verão foi lendo (...) De repente, estar sozinha não era tão ruim. Comecei a andar sempre com um caderninho, registrando nele meus pensamentos." pág.27

"Eu precisava de consolo agora. E precisava de esperança. Esperança de que, quando a vida mostra seu lado mais cruel, ela voltará a mostrar seu melhor lado." pág.64

"Eu não poderia fugir se não tornasse os livros minha prioridade." pág.64

"É como se meu ano de leituras fosse um estado de vida semelhante, em suspenso, é como se eu também estivesse presa a vinte mil léguas, mas não no fundo do mar, e sim de uma pilha de livros. E, para mim, não há lugar melhor para meditar do que com todos os meus livros. Eu também finalmente tenho tempo para pensar na minha vida." pág.84

"Essas leituras, elas me fazem ver como nós nos lembramos, o tempo todo, das pessoas que amamos. Elas se tornam parte de nós, elas são parte de nós. Anne-Marie é parte de tudo isso." pág.85

"Estou submersa, nadando com os escritores de todos os livros que estou lendo e sugando o oxigênio das palavras." pág.85

"O perdão é uma forma elevada de aceitação, um reconhecimento de que a vida não é justa." Pág.86

"Somos aquilo que gostamos de ler." pág.99

"Os livros amam todos que os abrem, eles lhe dão segurança e amizade e não pedem nada em troca; eles nunca se vão, nunca, nem quando você os trata mal. Amor, verdade, beleza, sabedoria e consolo contra a morte." pág.104

"As pessoas não nos completam, nós é que nos completamos." pág.113

"Testemunhar todos os tipos de experiências humanas é importante para compreender o mundo, mas também para entender a si mesmo." pág.134

"Eu nunca havia passado tanto tempo sentada e mesmo assim vivendo muito." pág.135

"Ler estava me fazendo ver que minha própria perda e confusão eram iguais às de outras pessoas ao redor do mundo que lutavam para entender o inesperado, o temido e o inevitável." pág.143

"Você precisa mesmo ter prioridades na sua vida, estabelecendo em que ordem você deve dividir seu tempo e energia. Se você não estabelece esse tipo de sistema numa certa idade, você não terá foco e sua vida será desequilibrada." pág.166

"Um livro não tem de fazer parte do cãnone literário para fazer diferença na vida de um leitor." pág.179

"O fim adequado é determinado por como uma pessoa usa o que a vida lhe dá e não pelo que a vida lhe dá." pág.183


Autora - Nina Sankovitch

Nenhum comentário:

Postar um comentário