Outros trechos de "Tieta do Agreste" - Jorge Amado

 


Como o livro é grande decidi colocar os outros trechos que destaquei aqui para a postagem anterior não ficar gigantesca. Espero que gostem de conhecer esses trechos dessa história marcante!!!! Aproveitei também para mostrar outras capas de outras edições!!!!

<< Quotes >>

"Perpétua nasceu velha, nem sei como conseguiu casar. Mocinha, se meteu na sacristia da igreja com as carolas, a mais beata de todas. Para ela eu era o diabo em pessoa ... - ri: - Tinha razão, eu não era gente. Desde pequena, vi o bode Inácio montando cabras." pág.81

"Agreste entregou-se de vez, reduzida à mandioca e às cabras. Nem trem-de-ferro, nem caminhões, nem sombra de estação, ferroviária ou rodoviária, onde as moças namorarem." pág.85

"Ascânio não desanima, porém. Prossegue em sua luta. Acredita que um dia, fatalmente, a fama do clima, a qualidade da água, a belaza da paisagem trarão às artérias e às praias de Agreste turistas ávidos de paz e natureza." pág.87

"Tieta era mais bonita ainda do que a irmã, a mulher de Astério. Bonita e atirada, um fogo a lhe comer as carnes." pág. 91

"Fruta madura fora a expressão usada por Osnar para classificá-la. (...) Cardo achara todo o palavreado do boa-vinda uma falta de respeito. Mas agora, ao ouvir os passos da tia, ao sentir-lhe o perfume, a comparação com uma fruta madura, rica de sumo, na plenitude da força, parece-lhe correta, não vê desrespeito, despropósito, pecado." pág.105

"Com ele virei mulher. Mas penso que até hoje há em mim uma cabra solta que ninguém domina." pág.119

"Cada qual carrega seu castigo, nem as cabras são iguais em seu desejo, quanto mais as criaturas." pág.119

"Quando pela primeira vez pulou a janela, invadiu o quarto, subiu na cama e suspendeu a saia, era uma cabra na ciu, faminta de homens, ignorante de tudo mais. Lucas entendeu e riu. Vou te ensinar a amar, prometeu e ensinou do a ao zê, passando pelo ipicilone." pág.122

"Um cemitério? Se Agreste, com esse clima, essa fartura de frutas e peixes, essa água santa, é um cemitério, o que se há de dizer de São Paulo?" pág.138

"Tinha, porém, horror de ser explorada, sabia o valor do dinheiro. Generosa, mas não esbanjadora. Perpétua se engana ao julgá-la. Conhecera dias pobres, conserva vivo o travo da miséria. Custou-lhe esforço, habilidade, tato e malícia o que conseguiu juntar a duras penas, não pensa desperdiçar seu pé de meia." pág.140

"De que serve intenção, por melhor que seja? Na vida, somente os resultados contam, não se engane." pág.154

"Antonieta, viúva recente, não veio a Agreste tomar marido de ninguém. Tomaria, se quisesse, com facilidade. Apesar dos quarenta e quatro anos confessados - proclamados! - quando passa na rua, alegre e descontraída, os homens correm a saudá-la, assanhados." pág.171

"Felipe sabia viver e me ensinou. Eu era uma cabrita andeja, com ele virei madame. Aprendi com Felipe o valor do dinheiro mas aprendi também que a gente deve ser dono e não escravo do dinheiro. Sabedoria para ele era viver bem. Não se deixar aprisionar pelos negócios." pág.178

"Ninguém de bom senso se disporia a jogar a sorte de seu automóvel nas crateras da estrada cada vez mais esburacada somente para conhecer Agreste, "recanto realmente paradisíaco." pág.203

"Mas esposa não é para descaração, a mulher da gente deve ser respeitada, posta entre as santas, num altar." pág.225

"Os Hipies são pássaros do jardim de Deus, todos eles, os místicos e os ateus. (...) Não é o rótulo que dá qualidade à bebida, meu filho. Para Deus o que conta é o homem e não o rótulo." pág.248

"Ontem eu estava de coração pesado, na certeza de ter ofendido a Deus e posto fim à minha vocação, estava cheio de raiva e de ciúme, como um amaldiçoado; só consegui dormir na praia, depois de nadar muito. Quando acordei os hipies me cercavam e cantavam para mim. Eles sossegaram meu coração, me deram a paz que eu procurava. (...) Paz e amor, são palavras de Deus as que eles usam. Pássaros do jardim celeste." pág.249

"Nada do que faça por medo é virtude. Nada do que faça por amor é pecado." pág.249

"Procure servir a Deus, servindo aos homens, não sinta medo nem de Deus nem da vida; agindo assim será um bom pastor." pág.250

"O Demônio existe e se revela no ódio e na opressão. Antes de ter medo do pecado, meu filho, tenha medo da virtude, quando ela for triste e quiser limitar o homem. A virtude é o oposto da tristeza, o pecado é o oposto da alegria. Deus fez o homem livre, o Demônio o quer vencido pelo medo. O Demônio é a guerra, Deus é a paz e o amor." pág.250


Confesso que esse livro ficou cheio de marcações, mas acredito que esses trechos já bastam para que aqueles que não leram esse clássico da literatura brasileira tenham uma noção da narrativa, dos personagens e do teor do texto. 

Acredito que se eu tivesse acesso ao ebook desse livro eu teria prazer em reler. Mas minha edição antiga com fontes pequenas me cansou muito a visão, mas valeu a pena. 

Fica a dica de leitura interessante e marcante!!!!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário