Helena - Machado de Assis (Desafio Clássico #2)

Autor: Machado de Assis
Editora: Martin Claret
Livro de 1876

2° Edição nessa editora - 2002
163 págs.

Adoro os livros de Machado de Assis porque ele nos prende a história de um jeito e devido aos seus capítulos curtos ela flui de forma maravilhosa. Confesso que comprei esse livro pelo título porque a tempos acho esse nome lindo e não fazia ideia da historia e quando começei a ler adorei e não conseguia parar. Vale muito a pena e te faz cogitar o tempo todo o final da história, tem alguns livros que leio e fico criando um final diferente do que o autor criou. Essa edição da Martin Claret é ótima porque sempre que tem palavras e expressões que não são tão habituais ela nos diz o significado das mesmas no final das páginas, demais esse recurso, adoro!!!
Mas vamos a resenha =)

Antes de mais nada o livro se passa em 1850 na cidade de Andaraí, no Rio de Janeiro, então precisamos ter a mente aberta para entender que é uma outra época com outros costumes.
A história começa com um senhor muito rico falecendo e informando em seu testamento que tem uma filha que está em um colegio interno e que quer que a mesma seja reconhecida, respeitada e aceita por toda familia; o falecido deixou uma irmã e um filho e seu último desejo foi que os mesmos troxessem Helena para vim morar com eles.
Como nessa época a sociedade era extremamente patriarcal o desejo do falecido não foi nem contestado e a nova intergarnte da familia foi trazia, e uma nova rotina começou para eles.
Helena surpreendeu a todos com sua beleza, inteligência e claro com suas habilidades.

"Helena tinha os predicados próprios a captar a confiança e a afeição da familia. Era dócil, afável, inteligente. Ela tinha a arte de acomodar-se às circunstâncias do momento. Ela praticava de livros ou alfinetes, de bailes ou de arranjos de casa, com igual interesse e gosto. Era pianista distinta, sabia desenho, falava corretamante francês, inglês e italiano. Entendia de costura e bordado e toda sorte de trabalhos feminis. Conversava com graça e lia admiravelmente.
Ela conseguia polie os ásperos, atrair os indiferentes e domar os hostis." (págs 30 e 31)

Enfim com uma mulher dessa por perto quem não se encantaria né???? Pois foi isso que aconteceu a seu novo "irmão", Estácio já estava meio cansando de sua "prometida" por ela ser fútil e quando Helena chegou ficou tão encantado que logo se apaixonou, mas ele tentanva a todo custo não reconhecer esse sentimento, fazendo com que sua admiração aparentasse coisas de irmão. Eles se deram muito bem e sempre saiam para cavalgar e conversar pela manhã. E ao longo da história vamos percebendo que Helena também se encanta e se apaixona pelo irmão, mas devido as leis de Deus e dos homens decide esconder esse sentimento. Além disso ela está tentando ultrapassar as defesas da tia Úrsula que a aceitou na familia mas não entregou seu coração tão fácil como Estácio, mas Helena estava sempre por perto quando ela precisava e foi assim que elas ser tornaram grandes amigas.
Pensamos: já que Estácio e Helena não podiam ficar juntos eles trataram de arrumar casamento um para o outro; mas Estácio não aceitou tão facilmente a ideia de Helena se casar com seu amigo já que a mesma deixou escapar que era apaixonada perdidamente, mas que seu amor era impossivel (detalhe eles se gostavam em segredo e nenhum dos dois tinha certeza de ter seu sentimento correspondido). Estácio decide descobrir quem é o amado de Helena e nessa busca acaba por saber que ela tem um segredo que poderia mudar tudo. Ele descobre sobre o passado de Helena e vai tirar satisfação com ela. Mas devido esse livro fazer parte de um época onde as mulheres eram tidas como frágeis, temos um fim trágico e nada romântico, mas que vale a pena ler.
Confesso que queria que o fim tivesse sido diferente, mas Machado sempre chama a atenção para os sacrificios que as pessoas fazem pelas aparências sociais.

6 comentários:

  1. Nunca li um livro do Machado de Assis, mas esse me deixou curiosa.
    Novo post no meu cantinho, passa lá?
    manuscritodecabeceira.blogspot.com
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Até hoje, de Machado de Assis, só li o livro O Alienista e confesso que gostei bastante. Esse também parece ser interessante, lerei se tiver oportunidade. :)
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. A história do livro conseguiu me prender completamente, mas odeio fins trágicos! Vai até parecer estranho já que alguns dos meus livros preferidos tem finais tristes, mas juro que quando sei de antemão que o final vai ser ruim, eu perco a capacidade de sonhar com o "felizes para sempre", e logo, a história perde o seu encanto para mim!
    Mas gostei da resenha, amiga! Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha, mas nunca li nada dele!

    Gostei do blog e já estou seguindo, aproveito para te convidar a conhecer e seguir o Sook também!

    Amore têm 3 PROMOÇÕES lá no Blog recheadas de LIVROS! Depois passe por lá e confira!!!

    BjO
    http://www.the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Lili, Helena é mesmo tudo isso que descreveu; e um ótimo livro para quem ainda não conhece Machado de Assis. Mas se quiser conhecer um outro tipo de mulher, contrária à Helena, sugiro que leia "A Mão e a luva", você se surpreenderá com essa personagem de Machado. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Que bela resenha! Muito bem elaborada:)
    Adorei!!!!
    Beijos,

    Cauê.

    ResponderExcluir