Brida - Paulo Coelho


Autor: Paulo Coelho
Editora:Gold editora
Edição 2007
208 págs

No inicio do livro não me senti envolvida pela narrativa, mas no decorrer da historia as coisas começaram a fazer sentido e a cada página lida eu ficava curiosa para saber como tudo iria terminar. Quem visita o blog sabe que essa é uma releitura, mas confesso que não me lembrava de nada sobre a historia. Gostei das mensagens contidas no livro.
Brida é uma jovem Irlandesa de 21 anos que esta buscando explicações para suas dúvidas existenciais. Ela quer entender o mundo que a cerca e quer se sentir completa espiritualmente, para isso ele decide que quer ser Bruxa, já que desde pequena tem premonições, sonhos enigmáticos e acredita escutar vozes. Para isso ela sai a procura de sábios que possam ensiná-la o caminho para evolução. Ela conhece um mago e uma feiticeira e cada um a seu modo começa a despertar seu "Dom", treiná-la para os rituais e mudança de rotina e postura de vida, além de iniciá-la nas tradições celtas de magia.

"Brida procurou e descobriu os nove dons: a palavra da sabedoria, a palavra do conhecimento, a fé, a cura, a operação de milagres, a profecia, a conversa com os espíritos, as línguas, e a capacidade de interpretação. Foi só aí que entendeu o dom que estava buscando: a conversa com os espíritos." Pág. 96

Aos poucos ela percebe que a magia esta principalmente no amor e na fé. E que a maioria dos mistérios da humanidade não tem explicações e a mágica esta justamente nisso, você simplesmente aceita e acredita, mesmo sem explicações lógicas ou científicas.

"Era através do amor que todos procuravam entender o universo desde o começo dos tempos." pág. 19

"Magia é uma ponte que permite a você andar do mundo visível para o invisível. E aprender as lições de ambos os mundos. Pág. 19

"Cada dia do homem é uma noite escura. Ninguém sabe o que vai acontecer no próximo minuto, e mesmo assim as pessoas andam para frente. Porque confiam. Porque têm fé." Pág. 26

"Muitas coisas na magia não são e nunca serão explicadas." pág. 34

"Se você acha que não vai conseguir aguentar um mundo onde viver é mais importante do que entender, então desista da magia." Pág.69

Achei bem interessante as explicações relacionadas a bíblia, como a criação da humanidade: Adão e Eva e seus descendentes, suas almas são subdivididas e elas dão origem as almas gêmeas. Então seria possível encontrar mais de uma alma gêmea na vida e assim a pessoa teria que fazer uma escolha difícil mas necessária.

Acredito que acima de qualquer coisa a mensagem do livro é muito bonita: Todos nós temos magia dentro de nós porque fomos criados a imagem de Deus e essa magia se expressa através do amor e da fé. E além disso precisamos lembrar que vários são os caminhos que nos levam a Deus, basta você descobrir qual é o melhor para você. Lembre também que os milagres da vida são expressões da magia existente no universo.

"É através das preces que as pessoas comungam com Deus. A prece, quando feita com as palavras da alma, é muito mais poderosa que todos os rituais." Pág. 80

"Conhecimento sem transformação não é sabedoria." Pág. 109

 Enfim fica a dica de uma leitura interessante, mas indicada para quem busca ou tem curiosidade sobre a temática mística e espiritual.

As duas capas lá em cima foram as que li (1° e 2° leitura), agora vejam outras capas que acho bonitas:


Esse livro faz parte do DESAFIO REALMENTE DESAFIANTE 2013:
16. Reler e resenhar um livro que leu a muito tempo e nunca resenhou!!!


Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!

8 comentários:

  1. Oi Aline!
    Paulo Coelho nunca foi um autor que me chamou atenção, mas quando ganhei alguns livros dele decidi dar uma chance para as leituras, mas logo no primeiro livro percebi que a narrativa não se encaixava no meu gosto, e aí desisti. Mas, adorei sua resenha! :)

    Beijos,

    Rafa{Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  2. Eu sabia amiga que sua impressão sobre o livro iria mudar na releitura. É quase impossível lembramos de tudo quando relemos um livro e como nossa visão de mundo muda, a impressão que o mesmo passa é também diferente.
    Nunca li nada do Paulo Coelho e tinha certa aversão, de tanto as minhas professoras falarem que seus livros tem um conteúdo nada literário, mas eu confesso que tenho muita curiosidade de ler algo dele. Espero poder fazer isso em breve...
    Ah amiga, essas últimas capas que vc postou do livro são lindas neh? Instigam muito mais o leitor, que as das edições que vc leu. Uma peninha. Mas o bom é que vc curtiu!
    Bjokas flor e parabéns por concluir mais uma etapa do desafio, pq ele é realmente desafiante heim! kkkk

    www.lerepensar.com

    ResponderExcluir
  3. Aline, já ouvi falarem muuuito deste livro.
    Até hoje só li um livro do Paulo Coelho, mas ainda nao tive a oportunidade de ler este :D
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oii amiga! Já te contei que li esse livro, né? Foi com a capa preta da Rocco, achei linda!
    Não sou a maior fã de Paulo Coelho, mas Brida é um livro muito bom. Eu sou curiosa em relação a quase tudo, então gostei bastante da leitura, na época.
    Na verdade, acredito que este seja um dos melhores livros que já li do autor.
    Beijos,
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Aline!

    Preciso confessar que nunca li nada do Paulo Coelho. Tenho alguns livrinhos dele aqui em casa, mas nunca li. Brida parece ser legal, principalmente por tratar de assuntos como misticismo e espiritualidade.

    Fico feliz que tenha gostado!

    Beijos,
    Inara
    http://www.lerdormircomer.com.br/

    ResponderExcluir
  6. brida é o livro da minha vida ! sem querer veio parar nas minhas mãos li e me apaixonei.

    ResponderExcluir
  7. Eu não ouço falar muito bem do Paulo Coelho, apesar de ele ser bem famoso e tal. Mas tem alguns livros dele que eu sinto vontade de ler mesmo assim, esse mesmo, parece ser bem interessante! Adorei a resenha amiga!

    Beijos, Bi

    ResponderExcluir
  8. Sabe, muita gente me diz que não vale a pena ler Paulo Coelho. Mas tenho muita vontade de conhecer o trabalho dele e não acho que deve ser ruim...

    O livro dele que mais tenho vontade de ler é esse em especial e vejo que de fato vale a pena.

    Parabéns pela resenha, amiga.

    Beijos,
    Gabi.

    Vida de Bookaholic.com

    ResponderExcluir