Cruzando o caminho do sol - Corban Addison


Autor: Corban Addison
Editora: Novo Conceito
2012 
448 págs

A tempos queria ler esse livro porque todas as blogueiras que admiro falavam mega bem dele. Então ano passado comprei ele na Bienal do livro de São Paulo e só conseguir terminar sua leitura agora, mas confesso que foi uma experiência sem igual. Meu primeiro contato real com o tema foi com a novela salve Jorge, que apesar de muitas criticas gostei muito. 
Mas enfim o autor trata o tema do submundo do tráfico de seres humanos com tanta sensibilidade que em nenhum momento senti o livro pesado e pensei em desistir, pelo contrario a cada nova pagina lida minha vontade de continuar só aumentava. Além dessa narrativa sem igual, ele soube criar personagens muito estruturados e humanos. 
A historia passa por vários cenários como EUA, Índia, França e também fala um pouco da Rússia, Ucrânia entre outros países. Enfim leva o leitor junto com os personagens nessas "desventuras". Mas acima de qualquer coisa nos faz refletir sobre nossa própria vida pq as personagens mesmo sofrendo e vivendo um destino desumano não perdem a esperança de um dia voltarem a ter uma vida digna e tranquila; enquanto muitos de nós perdem a vontade de viver por muito menos, então para mim a mensagem de ter fé, força e determinação para aceitar o que não pode ser mudado hoje, mas sem desistir de batalhar por um futuro brilhante é o que importa.
Nesse livro acompanhamos a historia de vida de duas meninas indianas que após sobreviverem a um tsunami e ver toda sua família morta pelas águas, percebem que só tem uma a outra nessa vida e tentam chegar na sua antiga escola para assim ter uma orientação a que rumo dar a suas vida, mas no meio do caminho acabam confiando nas pessoas erradas e são vendidas para prostituição. Acompanhamos todo sofrimento físico e psicológico das meninas para resistir a essa nova realidade e a tentativa constante delas não esquecerem suas origens familiares e a vida que tinham antes dessa catástrofe.

"Quando o avião se moveu para trás e taxiou em direção à pista, Sita fez uma promessa a Deus e à si mesma. Ela sempre se lembraria da irmã. Ela se lembraria da pessoa que ela foi e da Índia que conheceram antes de toda aquela loucura.O mundo podia roubar sua liberdade; podia acabar com a sua inocência; podia destruir sua família e arrastá-las por caminhos para além de seu entendimento. Mas não podia privá-las de sua memória. Apenas o tempo tem esse poder, e Sita iria resistir a todo custo. O passado era tudo que restava para ela." pág. 299
O livro também nos conta a realidade de um advogado americano casado com uma indiana, mas que esta passado por um momento de transformações em sua vida. Após problemas em um caso na empresa que ele trabalha, ele é aconselhado a passar um ano afastado seja de ferias ou trabalhando em outra área e ele acaba indo para um "estágio" numa ONG na Índia. Essa ONG ajuda na busca de pessoas desaparecidas pelo tráfico humano (ele também vai para tentar reconquistar a mulher). Chegando lá ele acaba se envolvendo no caso das irmãs menores de idade desaparecidas e acaba se envolvendo tanto que sua vida ganha um novo sentido. Sabe quando você percebe que ajudando outras pessoas você acaba ajudando a você mesmo???? Ele se sente assim e luta pela liberdade dessas meninas como se elas fossem da sua família.
Tem muitos detalhes interessantes no livro que não dá para falar aqui, mas garanto que esse livro tem um final feliz e que as meninas são mais fortes do que eu imaginava e não se fazem de vitima nem se lamentam.
Fica a dica de uma leitura maravilhosa tanto pela narrativa, diagramação e capítulos curtos, quanto pelo alerta importantíssimo que ele nos dá de que a escravidão nunca acabou apenas mudou de cara. É triste porque enquanto tiverem homens que compram homens esse problema não acabará, mas podemos aos poucos diminuir e dificultar esse processo.

Nota do autor:
 "Não há necessidade de tratar a escravidão atual de forma sensacionalista. É uma atividade suficientemente aterrorizante por si mesma." pág. 441

"Quanto mais ampliarmos a divulgação e o nível de decibéis da comunicação global sobre o assunto, maior é a possibilidade de alcançar os ouvidos e os corações de empresários e dos que são capazes de mudar a situação: legisladores, políticos, juízes, policiais e os homens comuns que compram essas meninas." pág. 443

Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!

10 comentários:

  1. Nossa, achei este tema muito legal na novela no livro ele deve ser show, Até pq não terá aquelas censuras vistas na TV. Adorei sua resenhas mas mesmo achando um tema top da balada não acho que seria um livro que tomaria minha prioridade de compra no momento.
    Super Abraço, Victor Rosa do Encantos Paralelos

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline!
    Parabéns pela resenha, ficou muito linda! :)
    Esse livro é tocante e tem uma mensagem super linda e me emocionei muito quando li essa história, ele é o tipo de livro que nos faz pensar muito. E traz muitas informações importantes sobre esse assunto. :)
    Beijão!

    Rafa{Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga, esse livro já esta na minha estante aguardando para ser lido, e confesso que tenho muita vontade de lê-lo. Espero ler ainda esse ano. Já soube através de muitas resenhas lidas que ele possui uma ótima narrativa. Parabéns pela leitura e pela resenha. Beijos, Fê - Segredos em Livros.

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline!
    Muito bom esse livro, né?
    Eu o achei incrível! Adorei a maneira como o autor narrou todos os acontecimentos e não me poupou de nada. Ele realmente é um bom escritor.
    Fico feliz que tenha gostado. Isso é muito importante.
    Gostei de saber sua opinião. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Amiga!
    Estava aguardando super ansiosa para saber sua opinião sobre esse livro e confesso que quero muito lê-lo depois da sua resenha. Eu fiquei meio assustada com o tamanho desse livro mas se tratando da história e por você tê-lo indicado criarei coragem e será minha próxima leitura!
    Beijos
    http://girlfreakbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. estou em uma fase em que estou me afundando apenas em livros ou leves, ou curtos, ou sobrenaturais. Acho que esse é o unico jeito de sair dessa ressaca literaria que me pegou de jeito.
    Mas vou anotar sua dica, aline :D
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá, bom dia ^^
    Puxa, não sabia do que esse livro se tratava. Apesar de triste, é um tema interessante de ler. Vou tentar ler algum dia :)
    Parabéns pela resenha e obrigada pela dica de leitura.
    Beijinhos e tenha uma ótima semana.
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Nossa Aline, que lindo!! Não sabia que se tratava dessa temática! Deve ser uma leitura e tanto!! Mais um que entra pra minha lista!! Obrigada mesmo pela dica! Vc sempre arrasa! Bjo!

    ResponderExcluir
  9. Adore a resenha Lili!
    Parece ser uma história maravilhosa e linda. Tenho esse livro aqui há algum tempo mas não tinha achado nada que me motivasse realmente a lê-lo, acho que encontrei agora!

    Beeeijos, Bi

    ResponderExcluir
  10. Aline, já faz um tempo que prometi comentar nessa resenha. Demorou, mas estou aqui!
    Primeiro aspecto que você tocou e concordo: a construção dos personagens é impecável, todos são muito bem elaborados e humanos, sensíveis.

    Sobre o advogado... Acho que, na verdade, as meninas que ajudaram ele porque ele estava muito perdido na sua própria vida, sem saber o verdadeiro significado da vida, do casamento etc e é como você disse, ajudar os outros ajuda a você mesmo, a ser uma pessoa melhor e descobrir onde estão seus erros.


    Nada é mais certo: a escravidão mudou de face, mas continua agredindo mulheres e crianças e pessoas pobres e sendo financiada pelos ricaços.

    Ótima resenha, muito sensível!

    Beijocas!

    ResponderExcluir