Quando decidi cursar jornalismo foi porque amo ler e escrever. Além disso desde que me entendo por gente estou sempre com um livro na bolça e quando criei esse blog em 2011 meu objetivo maior foi compartilhar minha vida de leitora e com isso incentivar mais pessoas a ler e a escrever. Mas foi fazendo meu TCC esse ano que pude ter a certeza que posso e devo fazer muito mais para incentivar mais e mais pessoas a ler, e já estou com alguns projetos em mente e a expectativa de colocá-los em prática, mobilizando pessoas a iniciar ou resgatar o hábito da leitura tem me deixado tão emocionada que nem consigo descrever.
Acredito que muitas blogueiras literárias assim como eu não tem a noção real do bem que podem fazer na prática para incentivar pessoas próximas delas a ler. Mais que ter um perfil nas redes sociais e um blog, o importante é criar pequenas ações continuas relacionadas ao mundo da leitura e para isso podemos começar pequeno, em casa, na escola, nas praças, bibliotecas etc. Entendi lendo vários artigos sobre o ato de ler juntos a importancia do exemplo na prática e esse resgate para o presencial tem um valor inestimável nesse processo.
Nessa vida corrida que todos nós levamos atualmente, ter o hábito diário de desacelerar para ler e escrever parece algo ultrapassado, mas muita gente tem percebido que usar tanto as tecnologias como os meios mais tradicionais pode facilitar seu acesso a tudo que o mundo literário tem para oferecer. Penso que podemos usar as redes sociais para conectar pessoas com os mesmos objetivos e mobilizar essas pessoas para ações voluntárias com o objetivo de compartilhar sua paixão e experiência com a leitura. Muitos são os projetos já existentes mas ainda temos espaço para muitos outros, cada um pode focar em determinado público: infantil, jovem, adulto, terceira idade etc
Sou daquelas leitoras que tenta aproveitar cada leitura da melhor forma possível e colher o máximo de experiência possivel dela. Penso que não existe livro certo ou errado, estilo melhor ou pior, cada um tem seu momento e sempre terá algum leitor que irá se apaixonar por ele. Eu sempre tentei ler um pouco de tudo, mas hoje percerbo que ainda tem muita coisa que preciso conhecer, dar oportunidade e assim saber o que funciona mais comigo ( o que me relaxa, o que me provoca, o que é mais dificil de ler, o que precisa ser estudado e o que lemos apenas para apreciar).
Sempre amei literatura brasileira e li muitos clássicos, desde a criação desse blog tive o prazer de conhecer muitos autores nacionais e fico feliz em apoiar o máximo que posso e a felicidade só aumenta ao conhecer novos autores e autoras, cada um com seu estilo e escrita envolvente, graças a Deus nunca tive a fantasia que nosso autores são menos qualificados que os internacionais; confesso que os estrageiros que leio geralmente são em parceira com editora, mas costumo priorizar os nacionais.
É isso, o que desperta emoção em mim é o meu amor pela leitura e escrita e agora meus projetos para incentivar mais pessoas na prática a criarem ou resgatarem o hábito da leitura. Sonho com o dia em que todos irão conseguir aproveitar ao máximo os conhecimentos contidos nos mundos literários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário