Um amor nada Tradicional - Heidi Shertok

 

Editora: Faro Editorial
(Lido em parceria)
2023 -  288 págs
Sinopse: Skoob

"Atrevida, debochada e incrivelmente divertida. Penina está chegando aos 30 anos solteira e com um diagnóstico de infertilidade, o que reduz drasticamente suas esperanças de encontrar um homem para compartilhar uma vida a dois. Mas sua vida vira de cabeça para baixo quando a irmã, Libby, está prestes a perder a casa por causa das dívidas do marido. Penina decide ajudar e aceita se casar de mentira com um judeu ortodoxo que é gay e precisa de um casamento de fachada. Eis que o destino embaralha novamente o jogo e põe à sua frente Sam Kleinfeld: um homem rude, sexy, irresistível... e seu chefe! Agora ela terá que escolher entre o dever e o desejo, em uma história divertida, cheia de encontros desastrosos, cenas hilárias e emocionantes reviravoltas. Um romance repleto de encontros terríveis, situações inesperadas e uma dose generosa de paixão proibida."

Realmente a sinopse nos dá apenas uma ideia do que iremos encontrar nessa história e até nos confunde em alguns pontos ... é interessante destacar logo no início dessa resenha alguns pontos para quem desejar ler 'Um amor nada tradicional'. A protagonista da história Penina é Judia ortodoxa e por isso ela precisa seguir os costumes rígidos de sua comunidade/religião. E um desses costumes é casar cedo para evitar 'pecar', mas Penina tem um pequeno 'problema', ela é infertil, ou seja não pode engravidar e por isso não é fácil arranjar um marido dentro de sua comunidade. Por causa disso Penina que está quase com 30 anos, considerada velha pra casar, já desistiu de casar por amor e acabou se submetendo a encontros e situações ao meu ver absurdas para encontrar alguém que queira se casar com ela, mesmo ela sendo 'defeituosa'. 

Teve falas no inicio do livro que só faltei ter um treco, entendo toda questão das tradições, mas no caso dela uma mulher super atualizada e bem informada penso que ela poderia ter evitado sim certas situações. Mas a história segue com Penina nos apresentando os costumes e tradições dos Judeus Ortodoxos. Penina é uma mulher de coração singular, mesmo com sua condição ela não deixou de lado seu desejo de ser mãe e sua paixão por crianças e por isso é voluntária em uma UTI neonatal e lá acaba conhecendo um dos doadores (R$) do hospital e fica fascinada por ele. Alem disso Penina faz tudo para ver sua família bem e feliz. Ela trabalha numa loja de joias e ama moda. 

Sua vida sofre uma reviravolta quando ela descobre que sua irmã está prestes a perder a casa onde viveu a vida inteira com seus filhos devido as dívidas do marido atralhado. Para ajudar sua irmã a se livrar dessa situação decide aceitar se casar de fachada (na realidade para todos seria real, só entre o casal seria de mentira) com um judeu que é gay, mas não consegue se assumir e deseja realizar o desejo da mãe que está morrendo no hospital. Penina pensa em ajudar todo mundo e se deixa mais uma vez de lado por achar que não merece uma vida feliz por não poder gerar uma criança, na cultura dela uma mulher separada também fica manchada e é como se sua vida acabasse, então que futuro ela teria com esse casamento de mentira? Ajudaria outras pessoas, mas pioraria sua condição. 

Sam Kleinfeld, seu novo chefe chega chegando porque ele é simplesmente o doador do hospital que ela é voluntária e além disso é lindo, maravilhoso, irresistível, mas também com uma personalidade bem dura quando acredita ser necessário. Ele chega pra mudar a vida de Penina de um jeito que só lendo vocês irão descobrir, não vou facilitar para vocês. Só garanto que ao meu ver, ele é aquela pessoa que vai ajudar Penina a olhar as situações que ela está vivendo por um outro ângulo e a encontrar soluções mais sábias. Ele vai ajudar ela a se valorizar mais e a encontrar sua própria felicidade. Eu me apaixonei pelo Sam 💗💗💗 

Essa leitura foi daquelas que despertaram meus sentimentos de tal forma que passei por vários estágios de raiva a alegria e no final fiquei muito feliz e apaixonada pela trajetória que os personagens precisaram passar para encontrar seu final feliz e o melhor, a autora 'arruma toda a casa' antes do fim ... cada personagem teve seu valor e o fechamento de seu ciclo dentro da história. Adorei de verdade essa história e ela entrou pra lista de livros que quero reler um dia. Eu mega indico para todos que gostam de romances leves, mas que não deixam de abordar temas importantes para que possamos viver bem internamente e em nossa relação com os outros, tendo consciência das escolhas que tomamos ao longo da vida. Só leiam, vai valer a pena!!!!!


<< QUOTES >>

"Fecho o carro e vou em direção à cafeteria. O judaísmo ortodoxo ensina que há uma alma gêmea para todo mundo, mas já são dez looongos anos na busca, então estou começando a achar que devo ser a excessão á regra." p.8

"Os judeus ortodoxos acreditam que todo mundo hoje é uma alma velha, então toda vez que me encontro em uma situação ruim, penso que é punição por algo que fiz de errado em uma vida passada." p.15

"Os judeus ortodoxos normais nunca namorariam comigo, não com meu problema de infertilidade, mas gosto de pensar que há alguém por aí que está entre o normal e a necessidade de se encontrar com um oficial de liberdade condicional uma vez por semana." p.17

"Quando prematuros são abraçados, eles se sentem seguros e amados, e isso também os ajuda a crescerem e se recuperarem de seus problemas físicos." p.24

"Não percebo que estou encarando até que os olhos do homem se fixam nos meus um segunda vez. Desvio o olhar, envergonhada, e meu coração começa bater rápido.Veja, essa é a desvantagem de ser uma virgem de vinte e nove anos. Estou tão faminta po intimidade física - qualquer coisa física, na verdade - que quando um homem bonito entra em um lugar, perco um pouco a cabeça." p.25

"A moda é a armadura para sobreviver à realidade da vida cotidiana." Bill Cunningham

"Quando crianças, Libby muitas vezes me lembrava que ela tinha nascido primeiro. Apesar de sua atitude "nasci primeiro então tenho direito de mandar em você", ela tinha sido minha companheira constante e amiga de brincadeiras, e tinha um jeito de me convencer de que eu era mais forte do que eu achava." p.32

"A visão de seu sorriso me pega desprevenida. Ele transforma completamente o rosto dele em algo indescritivelmente fascinante, fazendo-o parecer mais humano e menos uma figura de autoridade. Seu sorriso vascila enquanto seus olhos permanecem fixos nos meus, e eu me pergunto no que ele está pensando." p.53

"_ Olá, Peninaleh. Diga-me, você e Zevi estão se dando bem?

  _ Estamos brincando de esconde-esconde por telefone.

 _ Não brinque muito, Peninaleh. Não é todo dia que alguém do calibre dele está disposto a sair com alguém como você." p.60

"Estou acostumada a ajudar minha família, mas nunca tive duas irmãs em crise ao mesmo tempo. E também não são crise pequenas - são enormes, que mudam a vida. Eu me deito na grama porque é impossível desmaiar deitada." p.63

"A pior parte é o quanto eu gostei do abraço. Seus braços fortes envolveram meu corpo como se ele fosse minha própria fortaleza pessoal que me protegeria de qualquer mal e, naquele breve momento, parecia que éramos nós dois contra o mundo. Adorei o cheiro da pele dele quando ele me segurou, e sua respiração fez cócegas no meu pescoço quando ele falou." p.76

"Jack entrelaça a mão na de Zevi, e uma pitada de inveja me percorre. Como será que é ter esse tipo de amor e apoio irrestritos? Saber que tem alguém ao seu lado, não importa o que aconteça?" p.97

"Ultimamente, tenho tentado conciliar essa ideia de quem eu achava que Sam era e quem ele é quando ninguém mais está por perto. É estranho, mas quando ficamos sozinhos, parece que estou com uma versão diferente dele, a real, em que ele é brincalhão e engraçado e até um pouco vulnerável. Mas quando voltamos à loja, ele retorna à sua versão chefe assustador." p.114

"Na minha opinião, ajudar a família é mais importante do que qualquer outra coisa.

 _ Às vezes , a melhor maniera de ajudar alguém é deixá-los se debater para que eles possam descobrir a solução sozinhos. Se não ele nunca vão aprender com os erros deles  porque sabem que você estará lá para salvá-los." p.119

"Pense no que eu disse sobre não consertar a vida das outras pessoas. Concentre-se em viver a sua. Certo?" p.121

"Não te conheço a muito tempo, mas te conheço sim. Eu vi o jeito como trata as pessoas. Você oferece muito aos seus colegas de trabalho e, quando faz uma venda, não se trata apenas da comissão, a felicidade do comprador é importante para você. A felicidade de todo mundo é importante para você." p.162

"De repente, percebo que Sam estava certo quando disse que eu sou mais do que apenas uma mulher que não pode ter filhos. Sou uma filha, uma irmã, tia e amiga, e uma ótima vendedora. A vida das pessoas é confusa e complicada, e mesmo que nem sempre a gente veja, todo mundo tem problemas. Não tem como ser humano e viver sem algum tipo de trauma ou dor, mas essas experiêmcias não definem quem somos." p.180

"Quando você chega à minha idade, percebe que julgar os outros e guardar rancor é inútil. Todos têm suas razões para as escolhas que fazem na vida. Todos fazem o melhor que podem." p.185

"Sua família. Eles são excêntricos, admito. Mas há amor genuíno e um sentimento verdadeiro de união. Essa coisa do Shabat... não é tão ruim quanto eu pensava." p.208

"Amor é deixar suas próprias necessidades de aldo para ajudar a outra pessoa. Amor é autossacrifício e devoção e lealdade acima de tudo." p.224

"Fecho os olhos e tento relaxar. Ultimamente, parece que minha vida está em uma panela de pressão prestes a explodir. Tantas mudanças e situações estressantes acontecendo ao mesmo tempo que às vezes só quero levantar as mãos e gritar. Eu culpo Sam, já que tudo mudou desde o dia em que meus olhos encontraram os olhos castanhos dele na UTI neonatal." p.231

"Você não tem ideia de como você é especial. Você não faz a mínima ideia. Você se convenceu de que não merece ser feliz porque não pode ter filhos. E essa é a maior besteira que já ouvi. Você é o oposto de defeituosa! Você tem um coração maior do que qualquer pessoa que ei já conheci. Você é gentil e generosa e tão maravilhosa pra caralho que não consigo pensar direito quando estou perto de você." p.235  

"A maneira como eu vejo isso é que todos temos nossas dificuldades e nossas lutas, mas somos almas divinas. (...) E nosso trabalho como judeus é ver a centelha divina em todo mundo. Sem julgar uns aos outros." p.266


Foram muitos quotes escolhidos porque essa históría foi bem marcante, 

mas os escolhidos não tem spoilers!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário