Qual o seu processo de escrita?

 


Acredito que sempre escrevi, quando era mais jovem tinha o hábito de escrever diários, era muito terapeutico e acreditem que ainda tenho muitos guardados (mas nunca tive coragem de reler) depois tive um fotolog onde eu postava fotos e textos para expressar o que eu estava sentindo e anos depois nasceu esse blog com o foco mais no mundo literário e minhas experiências com a leitura. Mais nunca pensei no meu processo de escrita, claro que quando ia falar de algum assunto pesquisava sobre ele antes de formular minha opinião e escrever, mas pretendo a partir desse curso de escrita diária ir testando tecnicas que me ajudarão a escrever cada dia melhor.

Sobre escrever no mesmo horário todos os dias, desde a pandemia me acostumei a estudar a tarde e geralmente reservo algumas horas a tarde para estudo, escrita, leitura, depende da fase que eu estou, mas também irei exercitar a escrita diária preferencialmente nesse horário quando não for possível farei pela manhã ou a noite, mas sem falhar. 

Geralmente uso a tecnica pomodoro quando estou com dificuldade de conscentração, mas irei testar para escrever também. Veremos o que dará mais resultado.


Dia 05 - Gerencie o se tempo. Dicas práticas.
- Reserve blocos de tempo para escrever na sua rotina
- Tenha um processo de escrita
- Quebre suas tarefas em etapas menores

Exercício: Escreva um texto contando como é o seu processo de escrita.

Esse foi o exercício de ontem (sexta dia 08 de dezembro) mas faltou energia aqui em casa e quando voltou não tive como postar. Então aqui está!!!


2 comentários:

  1. Oi Aline, tudo bem?
    Acho que também nunca parei muito pra pensar no meu processo de escrita. Quando eu vejo já foi pesquisa, já esquematizei e o texto já está pronto.

    Acho que o pomodoro não daria muito certo pra mim, pois quando consigo começar a escrever gosto de ir por horas até estar exausta, já ter um horário fixo todos os dias tem sido fundamental para manter meus dois blogs atualizados, só não acertei ainda com o horário para fazer isso.

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com
    https://universo-invisivel.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo sim. E essa técnica pomodoro só funciona comigo para estudos e pesquisas. Na escrita sou como você, deixo fluir sem me prender a tempo.
      Obrigada pelo comentário!!!

      Excluir